quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Senado aprova texto da emenda que fixa gastos com a saúde

Senado aprova texto da emenda que fixa gastos com a saúde

Parlamentares suprimiram destaque que criaria novo imposto para a área

Humberto Costa, ao centro, de braços cruzados, é o relator do processo<br /><b>Crédito: </b> Fabio Rodrigues / Abr / CP
Humberto Costa, ao centro, de braços cruzados, é o relator do processo
Crédito: Fabio Rodrigues / Abr / CP
O projeto que regulamenta a emenda 29 e trata do repasse de recursos para a saúde, acaba de ter o texto-base aprovado pelo Senado. O substitutivo enviado pela Câmara foi aprovado pelos parlamentares com parecer favorável do relator, Humberto Costa (PT-PE).

Os senadores votaram ainda dois destaques. O trecho do texto que criava a nova Contribuição Social para a Saúde (CSS), uma espécie de reedição da CPMF, foi suprimido. O outro, tratava da proibição para que governadores e prefeitos utilizem recursos do Fundo de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para financiar a saúde, também suprimido conforme opinião do relator.

Desta forma, o substitutivo mantém a fórmula atual, segundo a qual a União deve investir o mesmo montante do ano anterior, acrescido da variação do produto interno bruto (PIB) dos últimos dois anos. A votação da Emenda 29 abre caminho para a análise da PEC que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU), mecanismo que permite o Executivo aplicar livremente 20% do orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...