quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tecnologia

Israelense cria um mecanismo para a prática do Air Drum em casa


O especialista em soluções eletrônicas Maayan Midgal desenvolveu um mecanismo que está muito próximo do conceito de Air Drum, ou “bateria invisível”, em sua própria casa. O profissional israelense utilizou um par de bastões modificados, um par de sandálias, um micro-controlador Arduino Uno e alguns circuitos personalizados, que são controlados por um laptop com uma interface padrão MIDI.
Air Drum (Foto: Divulgação)
Air Drum (Foto: Reprodução)
O Air Drum de Midgal começou com dois simples bastões usados para a decoração de jardins residenciais. Ele os desencapou e, com a ajuda de uma furadeira, abriu espaço para inserir uma porta USB em cada um deles, que se conectam a um ou dois acelerômetros localizados na outra extremidade dos bastões. O bastão da esquerda serve para executar as notas das caixas, enquanto que o bastão da direita simula a execução de notas nos pratos.
saiba mais

Para controlar os bumbos, ele utilizou um par de sandálias de praia, que também recebem conectores USB e sensores. Uma das sandálias funciona para abrir e fechar os pratos duplos e a outra, simula a função do bumbo, também contando com a ajuda de um acelerômetro.
Componentes do Air Drum (Foto: Divulgação)
Componentes do Air Drum (Foto: Reprodução)
 
O kit completo da bateria virtual é conectado a um hub com quatro portas USB, que por sua vez se liga a uma placa micro-controladora Arduino Uno, que se conecta em uma interface MIDI, que processa as informações em um laptop. Como você poderá ver no vídeo do final do post (que também mostra o processo de construção do produto), o resultado final é uma bateria aérea totalmente funcional.
Apesar de ser um modelo feito em casa, ele pode muito bem completar a sua “banda de garagem imaginária”, fazendo a parceria perfeita com o Air Guitar e o Air Keyboard.


Via Gizmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...