quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cultura - México

Tequila dos deuses

O Estado mexicano de Jalisco oferece aos visitantes que acompanharão os próximos Jogos Pan-Americanos em sua capital, Guadalajara, em outubro, a oportunidade de conhecer os mistérios de uma bebida mítica


Texto e fotos: Silvia e Heitor Reali




Na fileira acima, etapas da preparação da tequila, desde os campos de cultivo até a colheita do agaveazul e o engarrafamento. Ao lado, tonéis de destilação da bebida.




A cartela de cores da paisagem na região de Tequila, a uma hora de Guadalajara, no México, sugere pinturas impressionistas com cinzas e verdes azulados. O colorido se dilui por obra e graça das nuvens e da fumaça do vulcão Tequila, visível no fundo de extensos campos de agave. Apesar de dormido, como dizem por lá, o vulcão nem de longe parece adormecido. Nos campos, o jimador, com seu inseparável chapelão e bigodões bem aparados, usa uma afiadíssima coa para cortar as folhas azuis até surgir um robusto miolo, a piña. Na imensidão azulada, o único som que se ouve é o ritmado chhiiiiif das lâminas cortando as folhas. O agave-azul (Agave tequilana) cresce em solo rico e arenoso, em altitudes superiores a 1.500 metros. Para desenvolver a piña, que pesa de 35 kg a 90 kg, são necessários de sete a dez anos de crescimento.
Da piña, cozida por 72 horas nos fornos, se extrai um sumo que, fermentado e destilado, produz a bebida nacional, El Tequila (em espanhol, a palavra é masculina). Mas atenção: dizem os jaliscienses que só o destilado produzido a partir do agave-azul, produzido na região de Jalisco, tem o direito de ser chamado tequila. A partir de 1977 a infusão recebeu a Denominação de Origem Controlada, o que pôs a bebida nacional mexicana nas adegas do mundo todo.
Os índios tiquilas (ou tiquilos) maceravam com água o miolo da planta, deixavam-na fermentar e usavam o líquido resultante em rituais e para fins curativos, chamando-o de "bebida dos deuses". Há registros de seu uso na cultura Teuchitlan, há mais de 2 mil anos. Nos muros da pirâmide de Cholula, perto da Cidade do México, foram descobertas pinturas com toltecas e astecas ao lado de folhas de agave. Em um afresco do muralista Diego Rivera exposto no Palácio Nacional da Cidade do México pode-se ver no mercado de Tlatelolco, criado no século 14 (numa área hoje ocupada pela capital mexicana), a bancada de ervas de um curandeiro asteca, na qual se distinguem as longas folhas da planta.
Quanto à palavra tequila, talvez derive ainda de tequitl ("trabalho") ou de tequi ("trabalhar"). Hernán Cortés, o conquistador espanhol que invadiu o México em 1519, provou a bebida e batizou-a como aguamiel. Cem anos mais tarde, o padre espanhol Francisco Ximenes deixou um minucioso legado, com requintes de connaisseur, de como o sumo era cozido e fermentado, resultando em uma "espécie de vinho saboroso com toques de laranja e de melão". O chef mexicano Arturo Herrera lembra que a pintora Frida Kahlo era uma artista também na cozinha, graças a seus moles, molhos espessos que acompanham carnes e tacos, regados a tequila ou pulque, duas bebidas destiladas à base de agave.
A tequila, tal como a conhecemos, se deve ao processo de destilação introduzido em 1959 por espanhóis. Hoje os campos agaveros de Jalisco foram reconhecidos pela Unesco como Paisagem Cultural da Humanidade. A indústria do setor emprega cerca de 200 mil trabalhadores.
Os mexicanos gostam de degustar a bebida derecho, pura - isto é, para os que têm garganta forte, já que "deve queimar pero sin molestar" - ou a la banderita, com sal e limão. As mulheres preferem as variantes mais suaves, as margaritas, com gelo moído, sumo de limão e cointreau - primas-irmãs das nossas caipirinhas. Para uma boa margarita o que vale, além da qualidade, é a proporção, ensina Juan Rodrigo, barman que preparava o drinque para a atriz Elizabeth Taylor quando ela viveu em Puerto Vallarta, em Jalisco.
A textura deve ser levemente oleosa, o que se comprova girando o copo para o líquido impregnar as paredes e deixando escorrer as piernas, ou lágrimas. Quanto mais aderente e lento for o deslizar delas na taça, melhor será seu corpo. Já o aroma tem toques herbáceos, de frutas, madeira e especiarias; a cor varia do tom cristalino ao âmbar avermelhado, dependendo do envelhecimento. Há várias categorias. O tequila blanco, após destilado, fica 30 dias em tonéis de carvalho; o reposado, de 60 a 180 dias; e o añejo descansa três anos.
A etiqueta impressa na garrafa - 100% agave-azul - atesta a qualidade superior e a pureza da bebida. É possível agendar visitas ao processo de fabricação da tequila, do cultivo à degustação, na mais antiga destilaria de Jalisco, a Mundo Cuervo, cuja sala de degustação é decorada com murais de Carlos Terres que retratam bailados típicos locais, as danças da festa da colheita e a bela deusa Mayahuel, que oferece o sumo místico do agave-azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...