quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Julgamento - Ex-presidente árabe

Mubarak chega de maca para julgamento histórico no Cairo

Presidente deposto é primeiro líder árabe a ir a julgamento após início da Primavera Árabe


Deitado em uma maca, Mubarak fala durante seu julgmaneto no Cairo
     

O julgamento do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak começou nesta quarta-feira, 3, no Cairo, capital do Egito. O ex-líder do Egito, de 83 anos e que permaneceu quase 30 anos no poder, renunciou à Presidência no dia 11 de fevereiro, após 18 dias de protestos populares contra o seu regime.



Ele é acusado de corrupção e de ter ordenado a morte de manifestantes - acusação que pode ser punida com a pena de morte.
Manifestantes contra e a favor de Mubarak se enfrentaram diante do tribunal.
O ex-presidente egípcio é o primeiro líder árabe a ir a julgamento desde que teve início a onda de protestos populares em diferentes países do Oriente Médio.
Correligionários de Mubarak e ativistas contrários ao seu regime trocaram insultos e lançaram pedras uns contra os outros.
Eles tiveram de ser contidos por forças de segurança em frente ao tribunal montado dentro da academia de polícia local. O júri estava inicialmente marcado para ocorrer em um centro de convenções na capital egípcia, mas as autoridades mudaram o local do julgamento para um fórum temporário dentro da academia, devido a questões de segurança.
Cerca de três mil homens, entre soldados e policiais, foram convocados para manter a ordem no local do julgamento.
O ex-presidente estava hospitalizado na cidade de Sharm el-Sheikh desde abril e seus advogados afirmam que ele está muito doente - alegação que é vista com ceticismo por adversários de seu antigo governo.
Mubarak foi transportado de avião de Sharm el-Sheikh para o Cairo e chegou ao tribunal de helicóptero.

Segurança
Um forte esquema de segurança foi montado em toda a cidade. Relatos indicam que as forças de segurança deram tiros de advertência na praça Tahrir, no centro da cidade, para dispersar manifestantes. O local foi palco dos protestos populares que levaram Mubarak a renunciar, em fevereiro deste ano.
Os filhos de Mubarak Alaa and Gamal também serão julgados, assim como o ex-ministro do Interior Habib al-Adly - já condenado a 12 anos de prisão - e seis autoridades do antigo regime.
Foi construída uma cela para os réus. E a expectativa é de que cerca de 600 pessoas comparecerão ao julgamento.
O enviado especial da BBC ao Cairo, Jon Leyne, conta que muitos egípcios estavam céticos quanto à presença do ex-presidente no tribunal, já que muitos dentro da cúpula militar do país não desejam ver o ex-presidente sendo humilhado.
No último mês, novos protestos foram realizados na praça Tahrir, por pessoas cansadas com o ritmo das mudanças no país, considerado lento.
Entre as demandas dos manifestantes à junta militar que comanda o país, está o julgamento mais rápido de autoridades do antigo regime.
Na segunda e na terça-feira, a polícia, com o apoio de soldados, tirou da praça os últimos manifestantes. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mubarak foi levado ao tribunal, na academia de polícia, em uma maca - para delírio de opositores que se aglomeravam na entrada da corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...