quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Energia limpa

Ceará ganha primeira usina comercial de energia solar do Brasil

Cidade no Ceará foi escolhida pela forte incidência solar ao longo do ano.
Empreendimento, do Grupo EBX, deve ser inaugurado nesta quinta-feira (4).

Do G1 CE
MPX Tauá deve gerar 9 mil empregos diretos (Foto: MPX Tauá/Divulgação)
MPX Tauá deve gerar 9 mil empregos diretos
(Foto: MPX Tauá/Divulgação)

A primeira usina solar comercial do Brasil está em fase de teste desde 30 de junho e deve ser inaugurada nesta quinta-feira (4) em Tauá, a 344 km de Fortaleza. Segundo informações do grupo proprietário da usina, o EBX, a MPX Tauá tem capacidade inicial de gerar 1 megawatt, suficiente para abastecer 1,5 mil famílias.

O município, no Sertão Central do Ceará, foi escolhido por causa da forte incidência solar ao longo do ano.
A cidade também forneceu metade dos operários que fizeram a montagem da usina. Ainda segundo a empresa, a usina deve gerar 9 mil empregos diretos.

O grupo, do empresário Eike Batista, pretende aumentar a capacidade para chegar a produzir 5 megawatt. O EBX tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para fazer a expansão.

Atualmente a MPX Tauá tem uma área de 12 mil metros quadrados e 4.680 painéis fotovoltaicos, fabricados pela empresa japonesa Kyocera. Os painéis absorvem a luz do sol e a transformam em energia elétrica. A usina solar é ligada ao Sistema Interligado Nacional por meio de uma subestação da empresa distribuidora de energia do Ceará, a Coelce.

O investimento custou R$ 10 milhões e contou com aporte de US$ 700 mil do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). O Governo do Estado do Ceará incentivou o empreendimento com a criação do Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies). O Fies garante a compensação tarifária entre a energia elétrica solar e a energia elétrica convencional.

A MPX Tauá também fez parceria com Universidade Estadual do Ceará (Uece), cujos alunos receberão informações meteorológicas da usina para análise e monitoramento das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...