terça-feira, 2 de agosto de 2011

Irregularidades - Natal Luz

Novas escutas sugerem pressões do ex-presidente do Natal Luz

Ministério Público grampeou oito linhas de suspeitos de envolvimento com o esquema

O Ministério Público (MP) divulgou, nesta segunda-feira, novas escutas telefônicas de ligações feitas entre os realizadores do Natal Luz, que neste ano corre o risco de não acontecer em razão das denúncias de irregularidades. Ao todo, oito linhas foram grampeadas com autorização judicial há aproximadamente três meses. Nas interceptações, percebe-se a interferência do antigo presidente da comissão executiva Luciano Peccin na formação dos novos conselhos de gestão e administração do evento. “Ele escolheu quem iria compor os conselhos”, afirma o promotor Max Guazzelli.

O promotor observa ainda que o MP tentou regularizar o evento através de um Termo de Ajustamento de Conduta, que o prefeito Nestor Tissot não quis assinar. Nas gravações, segundo Guazzelli, fica caracterizada a pressão de Peccin para que o prefeito não assinasse o termo, proposto pelo MP para regularizar a situação do Natal Luz.

Pressão sobre prefeito para não assinar TAC

Em uma das ligações, o advogado Ruy Bresolin, que defende Luciano Peccin, explica para o cliente que convenceu o prefeito a não assinar o Termo de Ajustamento de Conduta:
Ruy Bresolin: Eu disse pro Nestor. Eu não acredito que amanhã eles venham com alguma proposta que não seja em que o Nestor admita que o evento é público e aí tem todas aquelas conseqüências que a gente já falo, né.... O que eu tô achando de positivo é assim: tô conseguindo ver do Nestor que ele tá convicto. Até assustei ele um pouco: "se tu assinar qualquer documento que diga que tu assume que o evento é público, tu tá assumindo pra ti toda a responsabilidade penal..." Quando eu cheguei na prefeitura, dei uma atropelada nele: "tu reserva alguns milhões do teu patrimônio aí prá pagar a conta depois..."

Conselhos escolhidos pelo ex-presidente


Em outra ligação, entre o vice-prefeito Luiz Antônio Barbacovi e o ex-presidente do Natal Luz Luciano Peccin, o segundo sugere o nome de Irineu Sartori para representar os interesses dele no novo conselho. Os três estão incluídos no processo criminal:
Luciano Peccin: Me lembrei de um nome!
Luiz Antônio Barbacovi: Qual é?
Luciano Peccin: Irineu Sartori
Barbacovi: Ah, pode ser! Até vou botar. Eu tô aqui na porta de fora da prefeitura. Vou botar!
Peccin: Junto contigo lá!
Barbacovi: Ãhn?
Peccin: Né? Lá na... na... na... no Conselho de Administração, lá!
Barbacovi: Não, não, isso aí foi nome que nós fizemo uma listinha aqui. Isso nós vamo passar, depois senta junto prá...
Peccin: Humm?
Barbacovi: Mas tudo bem, o Irineu eu já coloquei aqui...

Suspeita de irregularidade envolve 34 pessoas

Na semana passada, 34 pessoas, incluindo o atual prefeito e ex-prefeito Pedro Bertolucci, foram denunciadas pelo MP. O órgão investiga supostas irregularidades na prestação de contas do evento. Nesta segunda-feira, Tissot nomeou os promotores autores da denúncia para que se responsabilizem pela realização do evento. O subprocurador do MP para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, avaliou como provocativo e desnecessário o ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...