quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PIB agrícola do 2º trimestre surpreenderá, diz ministro

PIB agrícola do 2º trimestre surpreenderá, diz ministro

Mendes Ribeiro afirmou que números do primeiro trimestre sempre são ruins no que diz respeito à agricultura pois refletem o início do ano, quando as coisas começam a acontecer



Danielle Assalve/iG
Segundo ministro da agricultura, Brasil alcançou a maior safra de sua história

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, mostrou-se confiante com relação ao desempenho do setor no segundo trimestre deste ano. Após deixar reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, o ministro disse que, tradicionalmente, os números do primeiro trimestre sempre são ruins no que diz respeito à agricultura porque refletem o início do ano, quando as coisas começam a acontecer.

"Se vocês forem nos anos anteriores e olharem o PIB (Produto Interno Bruto) da agricultura no primeiro trimestre, vocês sempre terão um número aquém. Ao ministro (esse número) não surpreendeu. Surpreenderá a todos o número do segundo (trimestre), que virá a acontecer agora", disse. No primeiro trimestre do ano, o PIB da agropecuária apresentou uma queda de 8,5% ante igual período de 2011, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ministro destacou que o Brasil é um país agrícola e que a agricultura continuará sendo a mola propulsora do desenvolvimento. "O Brasil tem na agricultura um grande fator de desenvolvimento. A mola propulsora do desenvolvimento brasileiro sempre tem sido a agricultura e não vai deixar de ser, e não vai deixar de dar a sua contribuição para o momento difícil que o País possa estar - de uma forma ou de outra - enfrentando diante das crises mundiais", afirmou.

Safra recorde

De acordo com o ministro, o País alcançou a maior safra da história. "Alcançamos 165,92 milhões de toneladas na produção brasileira, com uma área plantada referente a 50,81 milhões de hectares e, se repararmos o número que chegamos, isso pode nos levar a uma situação que talvez tenhamos de revisar a nossa projeção da safra que nós fizemos quando lançamos o Plano Safra", disse o ministro.

Os números oficiais, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão divulgados na tarde desta quinta-feira pelo ministro.

Segundo Ribeiro, ele informou os números à presidente e ela ficou "enormemente feliz". "Talvez venhamos a atingir os 170 milhões de toneladas ainda neste ano. Isso é uma notícia extremamente boa, notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro, fortalece aqueles que trabalham no campo, que produzem, e mostra que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção", disse.

O ministro lembrou que o País ainda passou por uma seca muito grande no Sul e no Nordeste.

"Tivemos crises de vários setores e vencemos todas elas com muita luta e utilizando todos os instrumentos da política agrícola brasileira. Essa política agrícola mostra, com esses números, a sua eficiência e tenho certeza que no ano que vem isso ficará mais claro e será mais significativo nos números, porque teremos um seguro, um número de crédito maior, vamos ter um volume de recursos mais significativo ao médio produtor, vamos ter o plano nacional de armazenamento já funcionando com várias situações acontecendo, a regionalização atuando de forma decisiva", completou.

Questionado se havia algum destaque da safra, o ministro disse que, sem dúvida, o milho. "A safrinha do milho se tornou um safrão. Nós tivemos uma capacidade de produzir muito grande e aquilo que poderia ser uma safrinha como eu disse, foi surpreendente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...