sexta-feira, 13 de abril de 2012

VÍDEO: crianças no papel de corruptos e criminosos causa polêmica no México

VÍDEO: crianças no papel de corruptos e criminosos causa polêmica no México

Imagens disseminadas na internet fazem parte de mensagem direta a candidatos às eleições presidenciais no país este ano

VÍDEO: crianças no papel de corruptos e criminosos causa polêmica no México Reprodução You Tube/AP
Produção com menores de idade com armas de fogo já foi assistida por 10 milhões de pessoas Foto: Reprodução You Tube / AP

Um "falso documentário" que mostra crianças no papel de sequestradores, policiais corruptos e narcotraficantes provocou uma fervorosa polêmica no México, país degradado pela violência: alguns disseram que trata-se de um alerta necessário, outros classificaram de manipulação política ou abuso de crianças.

No vídeo, os pequenos aparecem no papel de empresários, delinquentes e funcionários corruptos roubando, pagando subornos e enfrentando-se em tiroteios em um México habitado exclusivamente por menores.

Produzido por uma fundação apoiada por companhias privadas e universidades e disseminado pela internet, o vídeo "Niños Incómodos" (algo como "Crianças Aborrecidas" em português) finaliza com uma mensagem direta aos candidatos à presidência do país que se enfrentarão nas eleições de 1º de julho.

Olhando para a câmera, uma menina diz: "Se este é o futuro que me espera, não o quero. Basta de trabalhar para seus partidos no lugar da gente. Basta de mudanças superficiais".



O vídeo de quatro minutos começa quando um empresário, interpretado por um menino "gordinho", acorda pela manhã e acende um cigarro. Termina com uma versão infantil do chefão do tráfico preso em 2010, Edgar Valdez, conhecido como "La Barbie", arrastado a uma prisão superlotada de crianças policiais.

Apesar das fortes imagens de crianças assaltantes, contrabandistas ou portadoras de armas, os principais candidatos presidenciais elogiaram a produção. O esquerdista Andrés Manuel López Obrador disse:

— Está bem feito. É forte, mas é a realidade.

O candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, escreveu em seu Twitter: "Apoio a mensagem dos #NiñosIncómodos. O mesmo eu escuto em reuniões: 'acabou o tempo'. É hora de renovar a esperança e mudar o México".

Josefina Vázquez Mota, candidata do Partido Ação Nacional — que pertence ao atual presidente Felipe Calderón — twittou: O vídeo dos #NiñosIncómodos é uma convocatória que não pode passar despercebida. Aceito o desafio, desejo reunir-me com vocês".

Porém, nem todos se mostraram elogiosos. A imagem de um México apocalíptico e afogado pela contaminação, onde crianças policiais atacam a outras que protestam contra a corrupção à vista de políticos corruptos ou preguiçosos é uma manipulação, disse o crítico de TV e colunista Alvaro Cueva.

— Nenhum candidato em seus cinco sentidos irá decidir: "eu quero um futuro com crimes, com delinquentes". É uma clara violação da lei eleitoral — afirmou Cueva.

O congressista do PRI Miguel Angel Garcia Granados, por sua vez, pediu ao governo que proíba o vídeo.

— Não será através da dureza ou sensacionalismo que vamos resolver os grandes problemas deste país — criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...