sexta-feira, 13 de abril de 2012

Maior gestora do mundo não quer mais saber das bolsas de Wall Street

Maior gestora do mundo não quer mais saber das bolsas de Wall Street

BlackRock estaria estudando uma maneira de se conectar diretamente com os clientes

  
 
 
Bolsa de Nova York (Wall Street)
BlackRock quer driblar as bolsas e negociar diretamente com os clientes

São Paulo - A BlackRock, maior gestora do mundo, estaria desenvolvendo uma plataforma para negociação de títulos diretamente entre compradores e vendedores, sem necessidade de um intermediário, segundo reportagem do The Wall Street Journal publicada nesta quinta-feira.

De acordo com o jornal, a plataforma seria gerenciada pela BlackRock Solutions, um braço da maior gestora do mundo com sede em Nova York, e oferecido inicialmente para 46 clientes.

A ferramenta poderia estrear ainda neste ano e nela compradores e vendedores de títulos se encontrariam e negociariam diretamente um com o outro.

Enquanto investidores ganhariam com a plataforma ao economizar taxas de intermediários financeiros, o sistema teria o potencial para reduzir uma fonte importante de lucro para grandes bancos de investimento.

Nova bolsa?

Alguns analistas acreditam que o movimento da gestora indique a possível criação de uma nova plataforma para a negociação de títulos com os clientes. Isso seria inédito. Outras empresas que desenvolveram sistemas semelhantes, como a MarketAxess e a Tradeweb, nasceram a partir de corretoras. Ou seja, é a primeira vez que o buy-side põe as mangas pra fora.

Por fim, uma outra alternativa seria a criação de uma nova bolsa. Dado o tamanho e alcance global da empresa, nenhuma opção pode ser descartada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...