quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sessão sobre liberação do aborto

Sessão sobre liberação do aborto de anencéfalos é suspensa com cinco votos favoráveis e um contra



Sessão sobre liberação do aborto de anencéfalos é suspensa com cinco votos favoráveis e um contra Nelson Jr., STF, Divulgação/
Ministros iniciaram a sessão por volta de 9h30min Foto: Nelson Jr., STF, Divulgação

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciaram hoje o julgamento de ação que descriminaliza o aborto de fetos anencéfalos. A sessão foi suspensa com cinco votos favoráveis e um contra a liberação do aborto. A votação será retomada nesta quinta-feira, às 14h.

O projeto tramita há oito anos e divide opiniões não só nas esferas jurídicas e científicas, mas também entre religiões, profissionais da biologia e da sociologia. Desde 1989, já foram pedidas 10 mil autorizações judiciais no Brasil para interromper gestações nessas condições. Atualmente, cada caso é analisado subjetivamente, conforme a interpretação de cada juiz ou promotor.

Votação dos ministros

Marco Aurélio Mello
— Relator do processo votou a favor da interrupção da gravidez de anencéfalos e defendeu o direito de escolha da mulher:

— Cabe à mulher, e não ao Estado, sopesar valores e sentimentos de ordem privada, para deliberar pela interrupção, ou não, da gravidez.

O ministro ainda separou a Igreja do Estado:

— O Estado não é religioso, tampouco ateu. O Estado é simplesmente neutro. (...) A crença religiosa e espiritual não deve ter influência nas decisões estatais.

Para ele, o aborto nestes casos não se trata de um crime:

— A interrupção da gestação de feto anencefálico não configura crime contra a vida – revela-se conduta atípica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...