segunda-feira, 26 de março de 2012

Trabalhadores e empresários promovem manifestação na Capital em favor da indústria

Trabalhadores e empresários promovem manifestação na Capital em favor da indústria


Grupo entregou a Tarso reivindicações do setor produtivo gaúcho


 
Trabalhadores e empresários promovem manifestação na Capital em favor da indústria Lauro Alves/Agencia RBS
Ato inclui passeata pela avenida Borges de Medeiros Foto: Lauro Alves / Agencia RBS


Empresários, estudantes e trabalhadores de indústrias gaúchas se reuniram na tarde desta segunda-feira na Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre, para realizar o movimento "Grito de Alerta — O Brasil não pode Parar", em defesa da indústria. O grupo começou a se organizar no início da tarde, no Largo Glênio Peres.


Grupo iniciou mobilização no Largo Glênio Peres
Foto: Lauro Alves

Os manifestantes levaram ao Centro caminhões de som, faixas e bandeiras das entidades que participam do ato. Às 15h30min o grupo foi recebido na Assembleia Legislativa pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB-RS).

Às 16h30min, o grupo se encontrou com o governador Tarso Genro. O objetivo era entregar uma pauta de 22 reivindicações para melhorar a capacidade de competição da indústria frente aos concorrentes internacionais.


Manifestantes foram recebidos na Assembleia Legislativa
Foto: Lauro Alves

Segundo a Brigada Militar, cerca de 5 mil pessoas chegaram a se reunir em frente ao Palácio Piratini. Um dos participantes da mobilização, o diretor executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico
do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal), José Bernardo Scapini, criticou a carga tributária sobre o setor.


Representantes de entidades entregaram reivindicações a Tarso
Foto: Caco Argemi, Palácio Piratini, Divulgação


— Queremos dar um basta ao processo de desindustrialização. Hoje é muito mais rentável fechar as portas aqui e abrir fábricas lá fora — afirmou.


Ato chegou a reunir 5 mil pessoas, segundo a BM
Foto: Lauro Alves

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, também rechaçou os tributos sobre o setor produtivo e demostrou preocupação com a estatística divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de que, a cada quatro produtos consumidos no Brasil, um é importado, número que classificou como "uma verdadeira invasão de máquinas, eletroeletrônicos, calçados e aço".

— O Brasil é o único país do mundo que tributa o investimento — apontou.

O presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, salientou as perdas do setor nos últimos quatro e oito anos:

— Em 2004, de cada 100 máquinas vendidas no Brasil, 60 eram fabricadas aqui. Hoje, de cada 100, 60 vem de fora e só 40 são fabricadas aqui. Em 2008, as exportações de máquinas e equipamentos representavam 35% do faturamento do setor. Hoje, representam apenas 22%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...