segunda-feira, 26 de março de 2012

Governo prorroga até o fim de junho redução de IPI para linha branca

Governo prorroga até o fim de junho redução de IPI para linha branca


Também foi diminuído tributo para luminárias, laminados, revestimentos e móveis


 
O governo decidiu prorrogar até o fim de junho a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, como refrigeradores, lavadoras de roupa e fogões, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

As medidas fazem parte da política de estímulo à economia do governo. O benefício estava em vigor desde dezembro do ano passado e terminaria no dia 31 de março.

Mantega avalia que, com estímulos oficiais, especialmente a redução de juros pelo Banco Central e desonerações fiscais, será possível fazer com que a economia do país avance 4% em 2012. Em 2011, o PIB cresceu apenas 2,7%.

De acordo com o ministro, serão estendidas até o final de junho as alíquotas de IPI para geladeira (5%) e máquina de lavar (10%). Também será mantida em 0% a cobrança do imposto sobre fogões e tanquinhos.

O governo decidiu ainda reduzir o IPI para luminárias, laminados, revestimentos e móveis até o final de junho. Para as luminárias, a alíquota baixará de 15% para 5%. No caso dos laminados, a queda será de 15% para 0%; para papel de parede, de 20% para 10%; e para móveis, de 5% para 0%.

— A contrapartida destas medidas é a manutenção dos empregos. Esperamos que eles aumentem, para atender à demanda, que deve crescer — disse.

De acordo com Mantega, uma edição extra do Diário Oficial da União colocará a medida em vigor ainda hoje.
Após o anúncio, o ministro foi para uma reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias de Estado de São Paulo (Fiesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...