segunda-feira, 26 de março de 2012

As punições a quem não paga o IR

As punições a quem não paga o IR

Quem comete erro pode ter de pagar multa e juros; já quem sonega intencionalmente corre o risco de ter um baita prejuízo e até ir preso

 

Homem algemado
Homem algemado: punição a quem sonega o IR vai de simples multas a prisão em casos graves

São Paulo – Deixar de declarar e pagar o Imposto de Renda Pessoa Física pode ser uma péssima ideia. As punições variam de acordo com a gravidade do delito. Quem comete um erro no preenchimento da declaração pode ser obrigado a pagar uma multa de até 75% sobre o valor devido mais juros equivalentes à Selic (a taxa básica da economia brasileira, hoje em 9,75% ao ano). Já quem deliberadamente sonega o IR corre risco de ter de pagar uma multa bem pesada e, em alguns casos, ainda pode ser processado na esfera criminal e ir preso.

Sempre que há alguma suspeita de irregularidade em uma declaração do IR, o documento cairá na chamada malha fina. No site da Receita Federal, o contribuinte poderá consultar os motivos que levaram à retenção da declaração. Se perceber que realmente cometeu algum equívoco, o contribuinte poderá apresentar uma declaração retificadora, corrigindo as informações prestadas erroneamente.

“Existe um mito d que que apresentar a retificadora aumenta a desconfiança dos auditores da Receita. Mas já vi casos em que um contribuinte retificou uma informação e recebeu a restituição antes de outros que enviaram o documento com tudo direitinho e no prazo”, diz Samir Choaib, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados. Sempre que o pagamento do IR é feito com atraso, no entanto, o contribuinte será obrigado a pagar multa de até 20% do valor devido mais juros equivalentes à taxa Selic.

Caso não entenda o que o levou à malha fina, o contribuinte terá de esperar. Dois desfechos são possíveis. No melhor cenário, a Receita poderá demorar até cinco anos para liberar a declaração, mas não criará nenhum problema. Se tiver direito à restituição, o contribuinte receberá o dinheiro corrigido pela taxa Selic nesses casos.

Se os auditores checarem com mais profundidade as informações prestadas e continuarem desconfiados, o contribuinte receberá uma notificação de que terá de prestar esclarecimentos. Em grandes cidades como São Paulo, é possível agendar uma visita a alguma unidade da Receita para que sejam entregues os documentos que comprovem a veracidade dos dados informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...