Países árabes exigem mais ação e menos palavras de presidente sírio
Países árabes exigem mais ação e menos palavras de presidente sírio

Bagdá, 29 mar (EFE).- Mais ação e menos palavras foi a mensagem que os líderes árabes reunidos em Bagdá lançaram ao presidente sírio, Bashar Al Assad, depois que Damasco aceitou o plano do enviado especial para a Síria, Kofi Annan, que nesta quinta-feira foi referendado no Iraque.

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil El Araby, foi claro a esse respeito durante seu discurso na 23ª cúpula do organismo, no qual destacou que espera 'um compromisso sério para uma cessação imediata da violência'.

El Araby considerou que 'surgiu um raio de esperança com a aceitação dos seis pontos do plano do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan', embora 'agora a bola esteja nas mãos dos sírios'.
A proposta busca, entre outros pontos, a cessação das hostilidades na Síria sob a supervisão da ONU, a libertação dos detidos nos protestos antigovernamentais e o envio de ajuda humanitária.

O líder pan-árabe não especificou nem em seu discurso durante a reunião, nem na entrevista coletiva concedida no final quais medidas a Liga Árabe tomará se o regime de Assad não cumprir a iniciativa de Annan.