segunda-feira, 26 de março de 2012

Ministro da Agricultura vai à Rússia pedir fim de embargo à carne produzida no Brasil

Ministro da Agricultura vai à Rússia pedir fim de embargo à carne produzida no Brasil

Bloqueio a produto brasileiro prejudica seis frigoríficos instalados no Estado

Produtores gaúchos estão esperançosos por uma solução para o embargo russo à carne produzida no Estado.

Imposto em junho de 2011, o bloqueio atinge seis frigoríficos no Rio Grande do Sul, além de unidades em Mato Grosso e no Paraná.

Nesta semana, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, viajará à Rússia para discutir o entrave. Na sexta-feira, se reunirá com a ministra da Agricultura do país, Yelena Skrynnik, para apresentar o cumprimento das normas sanitárias exigidas pelas autoridades russas e pedir a retomada imediata da exportação.

O secretário de Defesa Agropecuária brasileiro, Enio Marques, chegará a Moscou dois dias antes para acelerar a negociação e resolver pendências técnicas com as autoridades sanitárias russas. A perspectiva de resolução do impasse anima o setor no Rio Grande do Sul.

— É uma situação que nos prejudica, pois afeta um importante mercado. Há meses aguardamos uma solução — afirma Ronei Lauxen, presidente do Sindicato da Indústria da Carne do Estado (Sicadergs).

Na época do bloqueio, a Rússia absorvia 30% das exportações de carne in natura do Rio Grande do Sul. Conforme Lauxen, a demanda do país passou a ser suprida por frigoríficos instalados em Estados fora da zona de embargo, que começaram a focar na exportação.

Se o bloqueio for encerrado, a recuperação do mercado russo pelos gaúchos deverá se dar com a redistribuição do tipo de produção dos frigoríficos, afirma Lauxen.

A viagem de Mendes Ribeiro ocorre em um momento político favorável às negociações. O ministro conversou pela primeira vez com Yelena Skrynnik em janeiro. Na época, afirmou que a expectativa era de que uma solução seria concretizada após as eleições presidenciais na Rússia. A votação ocorreu no início de março e resultou na vitória de Vladimir Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...