terça-feira, 1 de novembro de 2011

Reunião do G20: Dilma defenderá sustentação do crescimento para solucionar crise europeia

Redução das desigualdades e novas políticas fiscais em países desenvolvidos também foram defendidas pela presidente


A presidente Dilma Rousseff disse na segunda-feira que a posição que o Brasil levará à reunião de cúpula do G-20, que começa na quinta-feira em Cannes, na França, é a de que os países proponham medidas financeiras urgentes e emergenciais e um plano de sustentação do crescimento e do emprego.

Na avaliação dela, caberá ao G-20 ajudar a restabelecer a confiança no retorno do crescimento, especialmente das economias desenvolvidas.

— Inegavelmente a solução imediata da crise, apesar de ser responsabilidade dos países avançados, e neste momento particularmente dos europeus, não pode fechar os olhos para o fato de que se todos fizerem ajustes recessivos a situação de recessão terá uma profecia autorrealizável — afirmou, em discurso, durante a cerimônia de premiação "As Empresas Mais Admiradas do Brasil", promovida pela revista Carta Capital, em São Paulo.

A presidente citou a própria experiência brasileira no enfrentamento da crise de 2008 como exemplo a ser seguido:

— Sabemos, pela nossa própria experiência que, na ausência de crescimento, é impossível alcançar efetivamente a sustentabilidade fiscal. O avião não voa — acrescentou.

Dilma disse estar convencida de que parte da solução da crise está no foco ao crescimento, na redução das desigualdades e na adoção de políticas fiscal e monetária responsáveis. Ela fez questão de deixar claro que a guerra cambial também não ajudará os países a superar a crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...