quinta-feira, 3 de novembro de 2011

'Papandreou foi desleal ao convocar plebiscito', diz presidente do Eurogrupo

Jean-Claude Juncker disse que foi 'desleal' o comportamento do premiê grego, George Papandreou, com seus parceiros europeus por convocar um plebiscito sem prévio aviso

 
David Ramos/Getty Images
George Papandreou
Com decisão de Papandreou, a questão agora é se a Grécia permanecerá na zona do euro

Berlim - O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, qualificou de 'desleal' o comportamento do chefe do governo grego, George Papandreou, com relação a seus parceiros europeus por convocar um plebiscito sem prévio aviso.
 
'Comunicamos a ele, sem realmente reprová-lo, que seu comportamento é desleal', disse Juncker em declarações à televisão pública alemã 'ZDF' sobre a reunião realizada na noite de ontem em Cannes (França).

Participaram dessa reunião os líderes de França e Alemanha e representantes de UE, FMI, Eurogrupo e Banco Central Europeu (BCE), que decidiram se encontrar depois da decisão de Papandreou de consultar os cidadãos gregos sobre o plano de resgate aprovado na semana passada para seu país.

Juncker ressaltou que 'o Eurogrupo queria ter sido informado durante a recente cúpula da União Europeia sobre a iniciativa do plebiscito', que derrubou bolsas pelo mundo nesta semana.

O chefe do Eurogrupo comentou que durante a reunião de ontem ficou claro a Papandreou que a questão primordial agora é se a Grécia se manterá na zona do euro ou não.

Juncker acrescentou que no plebiscito os cidadãos gregos deverão responder com 'um sim ou um não à zona do euro'.

'Desejamos que a Grécia continue sendo membro, mas não a qualquer preço', comentou o premiê luxemburguês, que lembrou por fim que Atenas deve cumprir os compromissos adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...