segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lula inicia quimioterapia e terá acompanhamento fonoaudiológico

Câncer na laringe que acomete o ex-presidente é considerado de média agressividade e pode deixar sequelas na voz


 
Diagnosticado com câncer na laringe no último fim de semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda tratamento de quimioterapia para combater a doença. De acordo com os médicos, Lula corre o risco de sofrer alterações na voz e, por isso, o tratamento de fonoaudiologia também terá início imediato. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que acompanha Lula, a agressividade do câncer que acomete o ex-presidente é classificada como intermediária.


Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ex-presidente inicia nesta segunda-feira o tratamento de quimioterapia contra o câncer


 
Para a primeira fase do tratamento, um cateter é colocado no ombro direito de Lula, na veia subclávia. Além do cateter, o ex-presidente carregará uma bomba de injeção, que servirá para administrar o tratamento quimioterápico. A bomba de injeção consiste em uma bolsa, um pequeno cano e uma agulha ligada ao cateter, que joga o coquetel de remédios na corrente sanguínea.

O coquetel que Lula receberá é composto por três drogas: Taxotene, Cisplatina, Fluorouracila. Os medicamentos serão injetados por um período de cinco dias, após os quais a bomba de injeção será removida e cateter permanece no corpo para aplicações futuras. Terminada a aplicação, os médicos vão aguardar um prazo de 15 dias antes de iniciar um novo ciclo de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...