terça-feira, 1 de novembro de 2011

Justiça anula 13 questões do Enem para alunos de todo o Brasil

MEC queria um novo exame apenas para os alunos que tiveram acesso às perguntas

Justiça anula 13 questões do Enem para alunos de todo o Brasil<br /><b>Crédito: </b>  Leandro Augusto Hamester / Divulgação / CP Memória
Justiça anula 13 questões do Enem para alunos de todo o Brasil
Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação / CP Memória
A Justiça Federal do Ceará decidiu nesta segunda-feira anular as 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vazaram para os alunos do colégio Christus, de Fortaleza, antes da avaliação. A decisão é válida para estudantes que prestaram a prova em todo o Brasil.

De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, responsável pela sentença, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia. “Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento”, justificou. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.

A decisão foi tomada em resposta ao Ministério Público Federal (MPF) contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que pediu anulação das provas realizadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011. A alternativa para o MPF era a anulação parcial das questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do 1º dia, da prova amarela, bem como em relação às questões 113, 141, 154, 173 e 180, do 2º dia, do mesmo caderno de perguntas, que acabou sendo acatada.

O MEC queria um novo exame apenas para os 639 alunos do ensino médio do colégio Christus, já que a instituilão distribuiu cartilha com as questões que estavam no Enem. O acesso antecipado ocorreu em um simulado no colégio. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...