segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tabaco energético faz estreia no Estado

Tabaco energético faz estreia no Estado

Experimento realizado em Rio Pardo pretende oferecer uma alternativa ao fumo tradicional


Tabaco energético faz estreia no Estado Sergio Detoie/Divulgação
Rústica, variedade alternativa promete maior produtividade Foto: Sergio Detoie / Divulgação
 

Começou a primeira colheita de tabaco energético, variedade plantada de forma experimental em Rio Pardo. O objetivo é oferecer alternativa de renda aos fumicultores.

Na colheita, o produtor retira o topo da planta, onde ficam as sementes, e não as folhas, como no fumo tradicional. O proprietário da lavoura em Rincão del Rey, interior de Rio Pardo, Nelson Tatsch, explica que o processo consiste em cortar 30 centímetros da parte na qual se localizam as flores e as cápsulas, com cerca de 5 mil pequenas sementes cada.

— Estamos mantendo a planta. O objetivo é verificar se vai haver nova florada, com mais sementes. Na Itália, já aconteceu em um experimento, vamos ver se aqui se repete — diz Tatsch.

O coordenador do projeto experimental de Rio Pardo, o economista Sérgio Camps de Morais, afirma que ainda é cedo para avaliar resultados.

— Precisamos finalizar a colheita e enviar à indústria para ter a produtividade média — explica Morais.

O plantio de tabaco energético deve ser feito no verão, quando há menos risco de granizo e chuva. Morais diz que a planta, classificada como rústica, deve ter produtividade maior. Os próximos passos são organizar a logística da extração de óleo das sementes e do processamento para biodiesel, óleo vegetal, cosméticos e ração animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...