quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Site ensina idiomas gratuitamente enquanto traduz a internet

Site ensina idiomas gratuitamente enquanto traduz a internet

Objetivo dos criadores é tornar conhecimento acessível pelo menos nos principais idiomas

Site ensina idiomas gratuitamente enquanto traduz a internet Luiz von Ahn/Arquivo Pessoal
Luis von Ahn: fundador do Captcha e de site gratuito de ensino de idiomas Foto: Luiz von Ahn / Arquivo Pessoal

Tornar o conhecimento acessível para o maior número possível de pessoas é o que motiva Luis von Ahn. Nascido na Guatemala há 33 anos, Von Ahn é o responsável por um recurso da internet que a maioria das pessoas odeia: o Captcha, aquela combinação de letras e números que precisamos digitar toda vez que fazemos cadastro em um site ou confirmamos uma compra. Mas nem sempre é perda de tempo.

Depois de cinco anos de operação do sistema, o fundador associou a ferramenta a palavras mal escaneadas em livros. O objetivo é agilizar o processo de digitalização de livros. Hoje, está à frente de um site que tem o propósito de ensinar idiomas gratuitamente enquanto o usuário ajuda a traduzir a internet. Por Skype, Luis conversou com ZH e explicou o projeto.

Zero Hora — A ideia de traduzir toda a internet é ambiciosa. Por que apostar nesse desafio?
Luis von Ahn -
Mais de 50% da internet está em inglês e, ao mesmo tempo, menos de 25% dos usuários sabem esse idioma. Acreditamos que traduzir toda a internet seria uma grande ajuda para o mundo. Esse é o nosso objetivo. Também há conteúdos em outras línguas, que seria ótimo traduzirmos para o inglês. É uma tarefa muito difícil e talvez não consigamos concluí-la, mas pelo menos queremos tentar.

ZH — Como funciona o site?
Von Ahn -
O Duolingo é um site gratuito de aprendizado de idiomas. Quando você entra, se fala português, pode aprender inglês de graça. Enquanto aprende, nos ajuda a traduzir a internet. Nesse caso, estaria traduzindo para o português brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...