quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Educação política: Entenda como funciona a urna eletrônica

Educação política: Entenda como funciona a urna eletrônica

No último vídeo da série do iG, Humberto Dantas relembra como ocorriam as votações manuais e explica o que acontece quando você vota nulo ou em branco


O iG apresenta, nesta quarta-feira, mais um episódio da série sobre educação política. No oitavo programa produzido como parte da cobertura especial das eleições municipais de 2012, o cientista político Humberto Dantas fala sobre o funcionamento da urna eletrônica, a implantação desta ferramenta nas eleições no Brasil e as regras que regem sua utilização.

Dantas conta como ocorriam as votações por meio de cédulas, antes da implantação do sistema eletrônico. Ele lembra que a caligrafia às vezes incompreensível de alguns eleitores podia até mesmo anular o voto. O cientista político esclarece ainda a confusão que existe entre os votos nulo e em branco.

“Em ambos os casos, votos brancos e nulos são descartados dos cálculos eleitorais, sendo considerados votos inválidos. Vale a pena lembrar que até meados da década de 90, o voto em branco era computado para o campeão da urna”, explica Dantas.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...