quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Chip de identificação veicular começa a funcionar a partir de janeiro

Chip de identificação veicular começa a funcionar a partir de janeiro

Sistema ajudará na fiscalização e no controle do tráfego das vias públicas



Foto: DivulgaçãoAmpliar
Pórtico do sistema Ponto a Ponto

A partir de janeiro de 2013 começa a funcionar o sistema de identificação de automóveis, conhecido também pela sigla SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos). O objetivo é ajudar na fiscalização das vias públicas e no controle do tráfego, além de possibilitar a implantação de vários serviços.

Essa nova tecnologia tem como base o uso de chip instalado no para-brisa dos veículos, que armazenarão dados como a placa e o ano do carro, e pela instalação de antenas de radiofrequência em pontos estratégicos.

Sempre que o veículo passar por essas antenas, as informações serão captadas e enviadas para as centrais de processamento, que verificarão a situação do automóvel. Lá os dados serão analisados e será possível verificar, inclusive, se o licenciamento anual está em dia e se há alguma multa que não foi quitada.

De acordo com Roberto Craveiro, coordenador geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o sistema é baseado em dois princípios básicos: respeito à privacidade e segurança do cidadão e identificação de carros irregulares que possam de alguma forma colocar em risco o trânsito e a segurança pública.

Por esse motivo, Craveiro fez questão de destacar que informações pessoais do motorista não serão armazenadas no chip. “Há sigilo dos dados. Essas informações são controladas e sua violação é crime”, ressaltou.

Entre as vantagens que essa nova tecnologia trará estão a possibilidade de localizar veículos roubados, mapear o tráfego nas principais vias e até de liberar automaticamente as cancelas em pedágios, evitando filas de espera e possíveis congestionamentos. Além disso, vale destacar que o sistema será capaz ainda de verificar a velocidade média e a circulação indevida de automóveis em locais e horários proibidos em dias de rodizio.

A instalação dos chips ficará a cargo dos Detrans de cada Estado, que deve associá-los ao vidro do para-brisa nos veículos novos no momento do emplacamento. Os carros que já estão em circulação também terão o sistema e, para isso, os proprietários deverão procurar o departamento de transito de sua região para efetuar a instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...