quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reação da indústria só será durável com investimentos

Reação da indústria só será durável com investimentos


Se o crescimento da produção industrial, em agosto, não satisfez as previsões da maioria dos economistas (de mais de 2%), ficou num nível satisfatório de 1,3% sobre o mês anterior, e positivo para 20 dos 27 ramos analisados pelo IBGE.

A pergunta é se estamos realmente diante de uma reação das empresas, depois de meses de estagnação.

Dois fatores ainda nos afastam da conclusão de que se trata de autêntica e durável reação: o aumento concentra-se na indústria de veículos, cuja produção cresceu 3,2%, estimulada pela perspectiva de retorno de um Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cheio em novembro, que influiu também em outros produtos, como móveis, equipamentos domésticos e aparelhos elétricos. Um fato que podemos considerar altamente positivo foi o crescimento, pelo terceiro mês consecutivo, da produção de bens de capital, refletindo certo otimismo dos industriais, que voltaram a se modernizar e a exportar equipamentos para o exterior.

Porém a forte queda das vendas de automóveis em setembro justifica certa cautela quanto à continuidade do crescimento. Vão aparecer grandes estoques que provavelmente levarão as montadoras a reduzir drasticamente a produção, fenômeno que deve se verificar em outubro, quando também voltarão as pressões para adiar o retorno do IPI, o que se tornou no País um hábito que recebe do governo grande atenção, como se esse ramo fosse o coração da indústria manufatureira.

Na realidade, enquanto o governo não optar por uma política de investimentos na infraestrutura, para aumentar a competitividade das indústrias e favorecer uma retomada da demanda, esse setor continuará dependente de renúncias fiscais para crescer irregularmente.

Não é a primeira vez que o governo está anunciando sua vontade de dar prioridade aos investimentos. Não consegue realizar o que anunciou pelo fato de que não se formou uma poupança pública suficiente. Na realidade, é uma tarefa a ser dada ao setor privado, por meio de um sistema de concessões ou de Parceria Público-Privada (PPP). Esse tipo de acordo exige um cuidado especial que é demorado. Ao governo, caberia já dispor de um texto básico para utilizar em todos os projetos e que seria apenas adaptado em função da natureza das obras a realizar.

Por outro lado, dever-se-ia eliminar incentivos artificiais para aumentar a demanda doméstica a fim de favorecer uma poupança que poderia financiar parte dos investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...