sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Já pediu seu aumento?

Já pediu seu aumento?

De acordo com pesquisa de uma empresa de recrutamento, 45,6% dos entrevistados nunca pediram aumento de salário. No entanto, segundo o estudo, 38,6% dos profissionais pretendem pedir aumento ainda este ano.

No ambiente corporativo, pedir aumento de salário é uma tarefa delicada e muito difícil, pois se a insatisfação salarial do funcionário for mal interpretada ou mal expressada, pode prejudicar a carreira do profissional. Em alguns casos, os funcionários esperam que a empresa reconheça os méritos do colaborador e conceda um aumento a ele.

No entanto, nem sempre funciona assim. Muitas vezes, por causa da correria, o chefe acha que está tudo bem. Por isso, há a necessidade de o funcionário falar com o supervisor sobre sua insatisfação salarial.
Muitas empresas concedem aumento para o funcionário apenas quando ele recebe uma proposta de emprego melhor. Entretanto, utilizar a desculpa do recebimento de uma nova proposta de emprego apenas para conseguir o reajuste não é aconselhado, pois a negociação pode dar errado, e o funcionário perderia a credibilidade com o supervisor.

Antes de pedir um aumento, é necessário fazer uma análise sobre o trabalho desenvolvido e as reais condições da empresa. Essa análise é muito importante, pois é por meio dela que verificamos se o trabalho que o funcionário desempenha vale o reajuste, e se a atual situação financeira da organização permite isso.

Após fazer todas as análises sobre o desempenho pessoal e situação financeira da empresa, o funcionário nunca deve usar como justificativa para o reajuste as questões financeiras pessoais. Usar a desculpa do aumento das despesas pessoais para obter o aumento é uma péssima estratégia, já que a empresa não tem nada a ver com os problemas pessoais dos funcionários.

Como lidar com resposta negativa

Caso o pedido de reajuste salarial seja negado, o profissional deve avaliar as justificativas apresentadas e questionar o superior sobre os pontos a serem melhorados para justificar o aumento futuro. Do contrário, é necessário utilizar argumentos consistentes para rebater as justificativas do chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...