sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sebrae auxilia gestão de entidades beneficentes

Sebrae auxilia gestão de entidades beneficentes

Calendário de cursos será formalizado, em 16 de outubro, com a assinatura de parceria com Banco do Nordeste e associação de agricultores

Por Sílvia Torres, Agência Sebrae
 
O Sebrae na Bahia vai auxiliar os administradores das instituições assistidas pelo Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do estado (Fundesis). O trabalho será viabilizado por uma parceira com o Banco do Nordeste (BNB) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O Termo de Cooperação Técnica será assinado no dia 16 de outubro, às 16h, na sede do Centro de Promoção Humana Eugênia Ravasco, em Barreiras.
O documento informa o calendário de cursos gratuitos em andamento oferecidos pela iniciativa. No mês passado, as aulas trataram sobre Análise e Planejamento Financeiro, que proporcionam ferramentas de controle financeiro das instituições. Também foram apresentados meios para realizar a prestação de contas dos recursos recebidos. A primeira turma teve 31 pessoas das 18 entidades beneficiadas com o Fundesis.

O coordenador da unidade do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, observa os treinamentos como instrumentos essenciais para aperfeiçoar e melhorar a gestão dos projetos sociais beneficiados com recursos do Fundesis. "Com o uso dessas ferramentas, as entidades vão gerir com mais propriedade e visão empreendedora os trabalhos por elas desenvolvidos".

O Fundesis é uma iniciativa de responsabilidade social criada, em 2006, pela Aiba e pelo BNB. Desde então, já aplicou aproximadamente R$2,2 milhões, em recursos não reembolsáveis, em entidades que trabalham com diferentes públicos carentes na região, como crianças, jovens, idosos, pessoas com necessidades especiais, entre outros.

A coordenadora do Fundesis, Makena Thomé avaliou positivamente a consolidação das capacitações. "De acordo com o acompanhamento realizado nas instituições, em editais anteriores, foi detectada a necessidade do aprimoramento profissional para os gestores em questão. Agora teremos mais qualidade na elaboração e execução de projetos", sinaliza.

Segundo o professor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Santa Rita de Cássia (BA), Weslei Lisboa da Silva, os recursos são uma grande ajuda na compra de materiais didáticos, alimentação e para custear o transporte das crianças. "A capacitação veio para nos auxiliar na distribuição mais coerente desses recursos. Daqui pra frente, vamos organizar e planejar melhor essa aplicação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...