sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que 5 homens e mulheres de sucesso aprenderam com suas mães

O que 5 homens e mulheres de sucesso aprenderam com suas mães

Alguns grandes empresários devem boa parte de suas conquistas a quem os acompanhou desde o berço

  
 
Oscar Cabral/Veja
Eike Batista
Eike Batista: exemplo de como uma boa mãe contribui para o sucesso dos filhos

São Paulo – É inegável a importância das mães na vida de todos. Da psicanálise à literatura, os maiores pensadores do mundo não se cansam de apontar que a relação de alguém com aquela que lhe gerou marca para sempre a sua personalidade – e pode determinar boa parte de seu sucesso ou fracasso.
 
Com os grandes homens e mulheres de negócio, não é diferente. A história de alguns deles mostra como suas mães foram decisivas para lhes despertar o espírito empreendedor e a autoconfiança necessários para qualquer empreitada.
 
Veja, a seguir, as lições que cinco craques dos negócios trazem, até hoje, de suas mães:

Eike Batista: disciplina para jamais desistir
Eike Batista, o oitavo homem mais rico do mundo, não se cansa de repetir quanto sua mãe, Jutta, contribuiu para seu caráter. Em sua biografia, O X da Questão, Eike afirma: “minha mãe enxergava no mundo um lugar muito bom de viver, mas palco também de uma prova de resistência que precisava ser vencida com tenacidade ferrenha e obstinação que jamais fariam desistir ao primeiro obstáculo.”
Eike, por exemplo, sofria de asma na infância. É claro que havia vários métodos para tratar a doença, mas sua mãe optou por uma bastante simbólica: matriculou-o na natação. Em vez de remédios, os treinos frequentes também aumentaram seu senso de disciplina.

Richard Branson: não seja tímido
O bilionário inglês Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, conquistou fama mundial de excêntrico e descolado. Poucos sabem, porém, que Richard era um verdadeiro bicho-do-mato, quando pequeno. Extremamente tímido, preferia isolar-se no quintal cavocando pedras a brincar com outras crianças ou se relacionar com adultos.
Sua mãe, Eve, sabia que isto poderia ser fatal para o futuro de seu rebento. Um dia, tomou uma atitude radical. Voltando das compras, parou o carro a uns cinco quilômetros de casa e obrigou Richard a descer. “Você vai andar até em casa e, para achar o caminho, terá de perguntar às pessoas”, ordenou. O menino, então com sete anos, levou dez horas para chegar – o que deixou sua mãe à beira de um ataque. Mas quem duvida de que a lição deu certo?
Luiza Helena Trajano: por que pensar pequeno?
Luiza Helena Trajano, responsável por transformar a loja fundada por sua tia em uma das maiores varejistas do país – o Magazine Luiza -, é outra empresária que guarda bons conselhos de sua mãe.
No seu caso, a maior lição foi nunca se acomodar e pensar pequeno. Nunca dizer que não é possível. Segundo ela, sua mãe lhe ensinou, desde cedo, a batalhar pelo que queria. Um exemplo era o seu gosto, quando criança, de presentear todo mundo. Em vez de lhe dar o dinheiro para comprar as lembranças, sua mãe a incentivou a trabalhar e comprá-las por seus próprios meios.

Maria Regina Yazbek: trabalhar duro vale a pena
Maria Regina Yazbek enfrentou todos os problemas que poderia: herdeira da empresa de logística Movicarga, teve de assumir o seu comando aos 23 anos. Em um setor dominado por homens, Regina precisou trabalhar dobrado para impor-se.
E sua inspiração vem de sua mãe, Sohad. Quando a empresa foi fundada, em 1973, sua mãe atendia as ligações dos clientes enquanto cuidava dos filhos e preparava a refeição. Trabalhar duro pelo que se acredita foi a sua lição. “Cresci vendo isso”, afirmou Regina, certa vez.

Anita Roddick: seja diferente
“O que quer faça, seja diferente.” Este foi o melhor conselho que Anita Roddick, fundadora da Body Shop, recebeu de sua mãe. “Não posso pensar em um conselho melhor para um empreendedor: se você é diferente, permanecerá.”
A lição contribuiu para que Anita construísse uma das marcas de cosméticos mais famosas do mundo. Fundada nos anos 70 na Inglaterra, a Body Shop foi vendida à L’Oreal em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...