quarta-feira, 9 de maio de 2012

Empresa chinesa anuncia fábrica de caminhões em Pernambuco

Empresa chinesa anuncia fábrica de caminhões em Pernambuco

Estatal Shaanxi Automobile Group (SAG) vai fabricar caminhões da marca Shacman no estado a partir de 2013

AE

Foto: DivulgaçãoFábrica da Shacman em Caruaru deve produzir 200 mil ônibus e caminhões por ano
A estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG) passará fabricar caminhões da marca Shacman em Pernambuco a partir de 2013, de acordo com anúncio feito hoje pelo governo do Estado. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, visitou uma das fábricas da empresa na China, quando fechou o investimento de R$ 1 bilhão, de acordo com informações do site do governo estadual.
A construção da planta deve começar ainda este ano, com previsão de duração de dez meses. A companhia prevê, inicialmente, a fabricação de dez mil veículos por ano, com expectativa de dobrar o número até 2017. A SAG produz atualmente cerca de 200 mil caminhões e ônibus por ano, que são distribuídos nos cinco continentes.

A fábrica será instalada em Caruaru, em uma área de 220 hectares já desapropriada, e fará parte de um futuro complexo industrial automotivo para fabricação de caminhões e ônibus que o governo pretende desenvolver. Os caminhões pesados e extra-pesados fabricados serão distribuídos para toda a América do Sul, de acordo com o comunicado do governo de Pernambuco.

"O grande trabalho é para que, em vez de só comprar produtos da China e gerar empregos aqui, a gente possa levar empresas chinesas para gerar empregos em Pernambuco", disse o governador Eduardo Campos, em nota publicada no site oficial do governo.

Os chineses receberam incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto). A SAG deve receber ainda incentivos municipais da Prefeitura de Caruaru, como a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por dez anos.

"Eles pretendem alcançar mais de 65% de nacionalização e, para isto, devem fabricar também os motores, a transmissão e os eixos para caminhão e ônibus em Pernambuco", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, também em nota.

A marca Shacman, que já possui uma central de distribuição no Porto do Recife, é resultado de uma parceria tecnológica entre a SAG e a MAN, do grupo Volkswagen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...