segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ensino e emprego seguram jovens no interior do Estado


Ensino e emprego seguram jovens no interior do Estado

Educação de qualidade e economia forte reverteram tendência de migração para a Capital


Ensino e emprego seguram jovens no interior do Estado Nauro Júnior/Agencia RBS
José Borges (E) e Carlos Lima (D) valorizam o ritmo mais ameno de Rio Grande Foto: Nauro Júnior / Agencia RBS

Os Piltz decidiram não emigrar. Permaneceram no Interior.

Proprietária de um laboratório e de uma clínica de oncologia e hematologia, a família de Santo Ângelo faz a vida distante 434 quilômetros de Porto Alegre. Ao optar por ficar nas Missões, pai, mãe e três filhos personificam uma tendência das últimas décadas: o Interior tem procurado menos a Capital.

Nos anos 80, quando os negócios dos Piltz começavam a se consolidar, metade do 1,1 milhão de moradores de Porto Alegre vinha de outros municípios. Situação que virou. Três décadas depois, a Capital tem apenas um terço de forasteiros. Segundo o Censo 2010, do atual 1,4 milhão de habitantes, 468 mil (33,25%) são de outras cidades.

— Quem migra procura melhores condições de vida. Até os anos 80, esse salto era realizado em Porto Alegre. Agora é possível dá-lo em novos lugares — analisa Ademir Koucher, supervisor de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A equação para explicar o fenômeno envolve variáveis em educação, economia, nascimentos e mortes, observa Koucher. Se o pico das migrações ocorreu na metade do século passado, um bom quinhão dos novos moradores da época já morreu ou buscou ares mais sossegados ao se aposentar.

— Há um fluxo de pessoas que criam os filhos e procuram o Litoral ou a Serra. Hoje há internet, comunicação fácil. Quem deixa a Capital segue conectado com o mundo — explica o economista Adelar Fochezatto, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).


Investimentos foram descentralizados

Com dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), da qual é ex-presidente, Fochezatto indica uma queda da participação de Porto Alegre no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, caminho inverso ao do Interior, que também ampliou o Ensino Superior. O dueto estudo-emprego seduziu os Piltz. Lisiane, 35 anos, deixou Santo Ângelo na década de 90 para se formar em Farmácia e concluir a pós-graduação na Capital, retornando em seguida. Os cursos não eram oferecidos nas Missões, realidade que mudou quando chegou a vez dos irmãos. Fabiane, 34, fez Educação Física em Ijuí e Farmácia em Santo Ângelo. O caçula Daniel, 32, também estudou na cidade.

A descentralização de investimentos públicos, como no caso de Rio Grande, alvo de mais de R$ 14 bilhões da indústria naval, guia as pessoas para o Interior, em especial diante de uma Capital saturada. Professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sabino Porto Junior acredita que Porto Alegre só voltará a ser atrativa se investir em tecnologia e logística num eixo regional, com ligação até a Serra.

— Em São Paulo, os municípios da região metropolitana geram um mercado com 20 milhões de pessoas. Espalhar o desenvolvimento é bom no curto prazo, mas ruim no longo, pois o Estado não ganha uma região metropolitana competitiva — destaca.

Com plataformas de petróleo erguidas à beira da Lagoa dos Patos, mais uma universidade federal e três faculdades particulares com cursos voltados à construção naval, o engenheiro mecânico Carlos Lima, 29 anos, permaneceu em Rio Grande. Trabalha na empresa Quip, na obra da P-55, onde conheceu o assistente técnico José Borges, 43, que trocou Porto Alegre pelo Interior. Os dois desfrutam do ritmo mais ameno de vida, aspecto que pesa no desejo de Carlos, casado e pai de uma menina, de seguir no seu rincão:

— Poder criar uma criança aqui é melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...