sexta-feira, 11 de maio de 2012

Empresas de capital fechado também devem recorrer ao mercado de capitais

Empresas de capital fechado também devem recorrer ao mercado de capitais, indica estudo

De acordo com o estudo, ao acessar esse mercado, as empresas fechadas reduzem o custo do capital e aumentam o prazo para a reposição dos recursos tomados

Por Alana Gandra, Agência Brasil
 
As empresas brasileiras, mesmo aquelas que tenham capital fechado, podem usar com sucesso o mercado de capitais para financiar seus investimentos. Estudo que será divulgado no Rio, durante o 24º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), mostra que a medida aliviaria em boa parte o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal financiador do setor produtivo nacional. O encontro será aberto na próxima segunda-feira (14) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na sede do BNDES.

De acordo com o estudo, ao acessar esse mercado, as empresas fechadas reduzem o custo do capital e aumentam o prazo para a reposição dos recursos tomados. A proposta faz parte do novo modelo de desenvolvimento do Brasil, baseado na economia do conhecimento, disse à Agência Brasil o presidente do Fórum Nacional, o ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso.

Outras propostas que serão apresentadas visam à transformação da atual crise econômica em oportunidades para o país, além da modernização das empresas brasileiras pela competitividade internacional, principalmente na área industrial. "Em lugar de ficar chorando, vamos tornar a nossa indústria competitiva", sugeriu Velloso. Para ele, o problema da indústria nacional não é produtividade e sim falta de competitividade.

"Precisamos de uma melhora da infraestrutura e logística, que o Brasil tinha e perdeu pelo fato de a Constituição de 1988 ter extinguido os impostos únicos que financiavam a infraestrutura". O fórum não irá propor, entretanto, a criação de nenhum imposto, "porque o Brasil já tem imposto demais".

O objetivo, esclareceu Velloso, é fazer com que haja mais investimentos da União e menos gastos de custeio. "E fazer com que a União, os estados e municípios deem mais espaço para a iniciativa privada investir". O uso da economia do conhecimento, que engloba os investimentos em ativos intangíveis, como a inovação tecnológica, contribui para tornar o país mais competitivo", destacou.

O Fórum Nacional apresentará uma novidade, que é o plano de desenvolvimento de favelas para fazer a integração social e econômica dessas comunidades, dentro da ideia de que "favela é cidade", informou o ex-ministro. Serão abordados também, entre outros temas, o futuro da inovação no Brasil, o pré-sal e sua contribuição para a transformação da economia e o plano diretor do cinema nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...