terça-feira, 8 de maio de 2012

Mercado crê em reajuste de 10% no combustível até julho

Mercado crê em reajuste de 10% no combustível até julho

O ambiente é favorável para reajuste neste segundo trimestre porque a inflação já dá sinais de arrefecimento

 
Posto de Gasolina
Entre as empresas, a Petrobras vem sentindo no caixa o impacto do alto volume de importações de combustíveis

Rio de Janeiro - Analistas de bancos que acompanham a Petrobras acreditam na possibilidade de um reajuste de pelo menos 10 por cento nos preços da gasolina e do diesel nos próximos meses.

O ambiente é favorável para reajuste neste segundo trimestre porque a inflação já dá sinais de arrefecimento e há uma sazonalidade de queda nos preços dos alimentos de maio a julho, argumentam os especialistas.

E depois disso a proximidade do calendário eleitoral, com eleições em outubro, poderá complicar politicamente o aumento dos combustíveis, na visão do mercado.

Além disso, a Petrobras vem sentindo no caixa o impacto do alto volume de importações de combustíveis. No primeiro trimestre do ano, a estatal deverá mostrar um Ebitda (geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) negativo em 7,8 bilhões de reais na área de Refino, segundo projeção do Deutsche Bank.

A Petrobras divulga o balanço dos primeiros três meses na próxima sexta-feira.

Segundo o Deutsch Bank, há a possibilidade de um aumento de 10 por cento nos preços dos combustíveis até o terceiro trimestre de 2012.

"Acreditamos que o ambiente atual de subsídios à importação não é sustentável para a Petrobras e, portanto, estamos incluindo um aumento de 10 por cento no terceiro trimestre. As perdas de refino são crescentes, o que consideramos não ser apenas um problema de governança corporativa, mas um problema financeiro", afirmou o Deutsche em relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...