terça-feira, 8 de maio de 2012

Ministra do Planejamento reitera que mais setores poderão ser desonerados

Ministra do Planejamento reitera que mais setores poderão ser desonerados


Proposta visa a expandir os programas Brasil Maior 1 e 2


O governo pretende incluir mais setores no programa de desoneração da folha salarial, reiterou nesta terça-feira a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional que discute o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013.

Sem dar mais detalhes, a ministra afirmou que é desejo do governo expandir as experiências do Brasil Maior 1 e 2. A ministra disse também que mais investimentos, menos vulnerabilidade externa e alavancas internas para o crescimento tornaram o Brasil mais preparado para enfrentar a "recaída" da economia mundial.

Ela ressaltou que o investimento privado acompanhou o movimento do governo, que dobrou sua taxa de investimentos com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Assim, a taxa de investimento passou de 15,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2003 para 20,7% do PIB em 2011, com meta de chegar a 24% em 2014. O PAC, na sua opinião, é um dos motores do crescimento do País, ao lado do aumento da renda e da expansão do crédito.

Por isso, o governo, ressaltou a ministra, quer garantir que o PAC e os investimentos das empresas estatais possam ser executados em 2013, mesmo que o Congresso Nacional não aprove, até dezembro, o projeto de lei do Orçamento.

– Parece incoerente defender o aumento dos investimentos e, na hora em que o Orçamento não é votado, travar exatamente o investimento – disse Miriam aos parlamentares.

O projeto da LDO prevê que, caso a lei orçamentária não seja votada até dezembro, terão execução garantida os seguintes gastos: despesas obrigatórias, bolsas de estudo, ações de prevenção a desastres, financiamento ao estudante, formação do estoque estratégico. O projeto da LDO prevê ainda que o superávit primário do setor público consolidado em 2013 será de R$ 155,851 bilhões, sendo desses R$ 108,09 bilhões sob responsabilidade do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...