quarta-feira, 9 de maio de 2012

Governo da Espanha estatiza quarto maior banco do país devido à crise

Governo da Espanha estatiza quarto maior banco do país devido à crise

Fatia de 45% do Bankia, instituição com 10 milhões de clientes, ficará com o governo

EFE

O Governo da Espanha decidiu nesta quarta-feira nacionalizar o Banco Financiero y de Ahorros, e com isso controlará 45% do Bankia - quarta maior entidade financeira do país por ativos - e disponibilizará capital para sanear o grupo, informou nesta quarta-feira o Ministério da Economia.

A pasta dirigida por Luis de Guindos impulsionará os trâmites para transformar em ações o empréstimo de 4,465 bilhões de euros (R$ 11,35 bilhões) que o país concedeu ao grupo no final de 2008.

Foto: AP Photo/Paul WhiteBankia terá que apresentar plano de reestruturação ao Banco da Espanha

Como resultado desta conversão, o Estado, mediante o Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB) será titular indireto de 45% do capital do Bankia, e terá seu controle.

O Ministério da Economia considera que a conversão da ajuda do Estado se faz necessária porque vê "improvável, em vista da situação da entidade e de seu grupo" que possa devolver em 5 anos o dinheiro recebido.

Portanto, com esta consideração, cabe ao Estado requerer que a ajuda se transforme em uma participação, que neste caso representa a nacionalização do grupo e a tomada do controle do Bankia.

No entanto, isto não significa a intervenção da entidade, reitera a pasta, mas "um primeiro passo necessário para garantir a solvência, a tranquilidade dos clientes e dissipar as dúvidas dos mercados sobre as necessidades de capital da entidade".

O Ministério destaca que a partir de agora a nova gerência do Bankia, presidido pelo ex-diretor do BBVA José Ignacio Goirigolzarri, terá que apresentar ao Banco da Espanha seu plano de reestruturação, viabilidade e melhora de gestão corporativa.

O Governo espera que o Bankia, com 10 milhões de clientes e mais de 400 mil acionistas, aproveitará seu potencial para continuar desempenhando um papel primordial no setor bancário espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...