quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Filmes brasileiros são vetados pelo governo chinês

Por Valor Econômico
 
SÃO PAULO - O documentário “Uma Noite em 67” e “Dzi Croquetes”, além do clássico “O Bandido da Luz Vermelha” e o recente “Linha de Passe” estão entre os nove filmes brasileiros proibidos de serem exibidos no 2º Festival do Cinema Brasileiro na China, que ocorre em novembro em Pequim e Xangai.

A curadora do festival, Ana Maria Bochi, submeteu 18 filmes à censura do governo chinês. As autoridades, no entanto, não explicaram por que vetaram as nove produções. Ela vive no país desde 2009 e não irá recorrer da decisão. A proibição, no entanto, se restringe à exibição em salas de cinemas; os filmes podem ser mostrados em centros culturais.

Folha Imagem
Elis Regina está no documentário "Uma noite em 67" que foi censurado na China
 
“Uma Noite em 67” (2010), de Ricardo Calil e Renato Terra, e “Dzi Croquetes” (2009), de Raphael Alvarez e Tatiana Issa, têm a ditadura militar brasileira como pano de fundo.

Já os filmes "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), de Rogério Sganzerla, "Cabeça a Prêmio" (2009), de Marco Ricca, e "Mangue Negro" (2008), de Rodrigo Aragão, possuem cenas de violência que podem ter desagradado ao governo chinês.

O Festival do Cinema Brasileiro acontece entre 4 e 8 de novembro em Pequim e entre 11 e 13 do mesmo mês em Xangai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...