segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diante da crise, já está na hora de o BC reduzir os juros?

EXAME.com ouviu quatro economistas e constatou que não há consenso sobre o tema

Elza Fiúza/Agência Brasil
Alexandre Tombini e os diretores do Copom
Reunião do Copom: a missão dos diretores é não perder o timing certo para agir

São Paulo – No início da noite desta quarta-feira, após o fechamento dos mercados, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) vai anunciar se altera ou não a taxa básica de juros, atualmente em 12,50%.

O nebuloso cenário internacional é a grande fonte de incertezas. Haverá recessão nas economias desenvolvidas ou “apenas” desaceleração prolongada? Qual será o impacto na China?

É a partir das respostas a essas perguntas que se torna possível qualquer prognóstico sobre a economia brasileira. De concreto, há dados ainda fortes de inflação e mercado de trabalho. Por outro lado, a oferta de crédito, a produção e o consumo estão em processo de desaquecimento.

Se demorarem a baixar a Selic, os diretores do Copom podem sufocar a economia em um cenário de esfriamento externo. Se a reduzirem antes da hora, a inflação de 2012 pode ficar acima da meta.
Em busca de conclusões, EXAME.com ouviu quatro economistas e constatou ótimos argumentos de todos os lados. Diante da crise, já está na hora de o Banco Central reduzir os juros?

Resposta: Não Alessandra Ribeiro, economista e sócia da Tendências Consultoria"Seria muito prematuro (reduzir os juros) porque não há nenhuma evidência de que o cenário internacional já está contaminando a atividade doméstica brasileira. Os sinais ainda são muito mistos. Há alguma moderação no crédito e no consumo, mas o mercado de trabalho continua muito dinâmico. Do ponto de vista da inflação, há um grande risco por causa dos dissídios nos próximos meses, que envolvem categorias bem organizadas, e do reajuste de mais de 14% do salário mínimo no início do ano que vem. Além disso, observamos que os próprios números de inflação continuam piorando. Não é à toa que a gente (Tendências Consultoria) continua achando que o IPCA vai estourar o teto da meta (6,5%), fechando o ano em 6,6%."

Resposta: Sim Antonio Corrêa de Lacerda, professor doutor do departamento de Economia da PUC-SP e integrante do Conselho Superior de Economia da Fiesp

"Seria importante fazer essa redução – mesmo que simbólica –, pois denotaria a consolidação do que já está sendo refletido no mercado futuro (queda dos juros) e uma preparação do Brasil frente aos novos desafios impostos pelo cenário internacional. Nós estamos num processo de desaceleração da economia mundial e o nosso mercado doméstico, independentemente da crise, já está num processo de desaceleração muito forte. Como existe uma defasagem entre a decisão de mudar os juros e o impacto no nível de atividade, – e nesse interregno nós vamos ter um bônus (alívio para a inflação) com a diminuição nos preços das commodities –, seria bom começar a reduzir os juros agora porque lá na frente nós vamos ter o impacto da queda do nível de atividade mundial num momento em que a nossa economia estará em um nível muito baixo. Sendo assim, não teremos pressão inflacionária adicional e, por outro lado, precisamos manter um certo nível de atividade."

Resposta: Não José Márcio Camargo, economista-chefe da Opus Gestão de Recursos e professor do departamento de Economia da PUC-Rio

“Não faz nenhum sentido o Banco Central começar a reduzir os juros nesta reunião. Eu não vejo sintomas claros de queda de nível de atividade no Brasil. O que a gente está vendo efetivamente é uma situação que já dura muito tempo. Trata-se da valorização cambial que tem gerado estagnação no setor industrial. Além disso, o excesso de liquidez vindo do mundo desenvolvido tem proporcionado enorme aumento do crédito para as pessoas físicas e jurídicas. O crédito farto, combinado com um mercado de trabalho aquecido – os salários reais crescem claramente acima dos ganhos de produtividade –, tem feito com que a demanda por serviços cresça de forma insustentável e que haja um aumento das importações. O Brasil vive uma forte pressão inflacionária, com os preços dos serviços acumulando quase 9% ao ano. A demanda continua crescendo a uma taxa muito alta. O problema é reduzir os juros agora imaginando que haverá um problema parecido com o de 2008 e a previsão não se concretizar. Na minha opinião, seria muito arriscado o Banco Central apostar num cenário bastante catastrófico da economia internacional.”

Resposta: Sim Mauro Rochlin, professor de Economia do Ibmec

"Há espaço para a redução dos juros, mas não é isso que o Banco Central vai fazer. A gente tem atualmente uma taxa de juros real excessivamente elevada. A meu ver, a atuação do Copom sempre se pautou por uma avaliação um tanto dacroniana da conjuntura, sempre se utilizando de uma maneira excessiva da taxa de juros. Eu acho que a inflação acumulada em 12 meses em torno de 7% se deu muito por uma questão conjuntural. No início do ano, houve um movimento de alta de commodities e alimentos, mas eu não vejo que isso vá se manter ou colocar em risco uma trajetória descendente da taxa de juros. Quanto à questão do elevado reajuste do salário mínimo em 2012, de fato é um aumento salgado, mas é preciso considerar que, em termos reais (descontada a inflação), o reajuste não chegará a 7%. Nos últimos anos, o salário mínimo tem recebido aumento real e a gente não tem verificado uma pressão maior sobre a inflação – você não vai me dizer que o consumo disparou exatamente por causa disso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...