quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pimentel reafirma nova política industrial

A partir de 1 de dezembro, União irá cobrar alíquota de 1,5% da contribuição sobre faturamento bruto do setor

Apesar da pressão dos setores de calçados, confecções e móveis, o governo não irá alterar a alíquota de 1,5% da contribuição sobre faturamento bruto que será cobrada a partir de 1 de dezembro. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, informou ontem que o governo já entrou em acordo com os fabricantes de calçados e confecções e está concluindo as negociações com o setor moveleiro. Pimentel antecipou que os fabricantes de móveis de aço, por opção do setor, não serão incluídos. O novo tributo irá compensar a retirada da contribuição previdenciária das empresas sobre a folha de pagamento.

“A imprensa tem noticiado uma certa reação à alíquota, mas não é bem isto. Estes setores estão exercendo o sacrossanto direito de querer mais. Mas os setores de confecção e calçados já estão acordados com o governo”, afirmou o ministro em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para debater as medidas da política industrial divulgadas no início deste mês. No setor moveleiro, a mudança será para os fabricantes de móveis de madeira.

Pimentel disse que o decreto regulamentando a medida será publicado no início de setembro. Além destes três setores, as empresas de software também terão a folha de pagamento de salários desonerada. No entanto, a alíquota da contribuição sobre o faturamento será de 2,5%.

O ministro defendeu as ações do governo para permitir melhores condições de competitividade para a indústria local e, também, para a integração dos mercados regionais. Segundo ele, a América Latina tem 500 milhões de pessoas com dinamismo muito maior do que Estados Unidos e Europa. “Se deixarmos o mercado funcionando, apenas o mercado, daqui a dez anos a América Latina vai virar a fazenda do mundo. O Brasil talvez vai ser a fazenda e a mina e a Ásia, a fábrica do mundo”, disse. “A Europa possivelmente será um museu, um belo museu”, emendou.

Pimentel avaliou que o Brasil ainda não aprendeu a enfrentar a mudança de paradigma industrial que ocorreu no planeta. Segundo ele, pela primeira vez na história econômica, existe um único país - a China - capaz de produzir qualquer produto manufaturado com preços mais baixos que a média mundial.

Para o ministro, o Brasil é o País com mais condições de enfrentar a crise internacional e sair dela mais fortalecido. No entanto, destacou que é preciso vencer desafios de curto prazo. “Tem que ter indústria desenvolvida e forte. A indústria brasileira é sólida, mas do paradigma do século XX. Temos de trazê-la para um paradigma do século XXI em meio a uma crise internacional.”

Às vésperas do anúncio da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, Pimentel engrossou a pressão para uma redução da taxa básica de juros (Selic). Segundo ele, o aumento da meta de superávit primário (economia feita para pagar juros da dívida pública) cria as condições para o processo de queda dos juros. “Estamos torcendo para que, nesta semana, o Copom balize os juros de maneira adequada. O esforço fiscal visa a criar condições para, se não agora, em um futuro muito próximo ter redução dos juros”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...