segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prefeito Gilberto Kassab proíbe celular em banco

Lei, publicada ontem no Diário Oficial, começa a valer a partir de amanhã, quando os bancos começarem o expediente

Franko Lee/AFP
Celular

Medida tenta reduzir assaltos de clientes que sacam grandes quantias e são abordados por bandidos ao sair do banco

São Paulo – Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, sancionou neste final de semana a lei que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias e também em postos de atendimento com caixas eletrônicos.

A lei, publicada ontem no Diário Oficial, começa a valer a partir de amanhã, quando os bancos começarem o expediente.

O prefeito criou a lei para tentar diminuir os assaltos de clientes que sacam grandes quantias e são abordados por bandidos ao sair do banco. A prática é conhecida por `saidinha` e já resultou em mortes em São Paulo.

Segundo a lei, o banco será o responsável por proibir o uso de telefones celulares dentro da agência. Caso um fiscal da prefeitura flagre um cliente falando ao celular ou mandando mensagens de texto (SMS), o banco será multado em 2,5 mil reais. O valor dobra a cada reincidência.

Segundo o Diário Oficial, os bancos terão um tempo para se adaptar a lei. Por enquanto, ela não terá caráter punitivo e, por isso, os bancos ainda não serão multados – apenas advertidos.

* Esta é a forma mais simples de "resolver" um problema que a segurança pública não tem capacidade de resolver. Será que os assaltantes não terão nenhuma outra forma de controlar quem está saindo do banco com dinheiro? Mas é muito mais fácil achar uma solução em que o governo tira sua culpa e passa para terceiros, pratica comum em tudo o que o governo faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...