segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aprenda a fotografar a lua, mesmo sem uma digital poderosa em mãos


Nível: Básico

Equipamento necessário: uma câmera digital com controle manual

Passos: 5

Todo mês ela aparece majestosa entre as nuvens. A lua cheia é cenário para casais apaixonados e para os amantes da fotografia que geralmente escolhem a praia como palco principal para arrancar cliques da maior estrela da noite.

Mas é possível capturar belas imagens da sacada do seu apartamento. E ao contrário do que muita gente ainda pensa, para tirar boas fotografias da lua não é preciso de um equipamento de ponta. A verdade é que se você tem uma câmera digital com comandos manuais, pode mirar o céu e sair comemorando a bela imagem da lua cheia no seu visor.

Lua tirada com Canon EOS 7D. Maracanã, RJ (Foto: Flávio RB)
Lua tirada com Canon EOS 7D. Maracanã, RJ (Foto: Flávio RB)
 
O TechTudo preparou dicas infalíveis para você não perder a lua de vista. Confira o passo a passo:

Passo 1 - Use todo o zoom da sua câmera. Para "alcançar" a lua, a distância focal precisa estar no máximo.

Passo 2 - A abertura não deve ser alta, pelo contrário, use entre F8 e F13. Afinal de contas, o que mais a lua tem é luz. Portanto, não há necessidade de uma abertura F2.8 para entrar mais luz. Isso só vai trazer superexposição para a sua foto e prejudicar o resultado.

Passo 3 - Use um tripé ou garanta que você não irá tremer nem um pouquinho na hora do click. Ter mãos firmes para fotografar é um requisito básico para qualquer aspirante a fotógrafo.

Passo 4 - Lembre-se da regra da velocidade do obturador. Se você ainda não conhece, a regrinha básica diz que quanto mais alta estiver a velocidade do obturador (1/250), mais "congelado" o objeto estará. Logo, quanto mais baixa estiver (1/30) a velocidade do obturador, mais embaçada a foto ficará. O que significa que para fotografar a lua, fazer com que ela se mantenha parada é meio caminho andado  Você conseguirá isso usando velocidade de 1/250.

Lua tirada com Canon SX120 IS, RJ (Foto: Juliana Souza)
Lua tirada com Canon SX120 IS, RJ (Foto: Juliana Souza)

Passo 5 - Defina a quantidade certa de luz para entrar na sua câmera. Como? Escolha o ISO adequado. Mas definir aqui um número certo para o ISO pode tornar a sua tentativa de fotografar a lua em um fracasso. Cada câmera tolera uma quantidade de ISO alto sem granular a imagem.
Então, fica a dica: se você tem uma boa câmera, com um bom ISO, use-o alto. Se tem uma câmera intermediária (dessas compactas ou com ISO que chega nos 1600) tente fotografar com ISO 800 — é verdade que há belas fotos feitas com ISO mímino, 100 — Vale sempre fazer um teste antes para saber se a lua está lá, no seu visor, sem granulações ou borrões na imagem.

No dia 12 de setembro a lua cheia vai aparecer de novo. Saia na sacada, mire e clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...