sexta-feira, 6 de julho de 2012

RS tem 92% das crianças até cinco anos vacinadas contra a paralisia infantil

RS tem 92% das crianças até cinco anos vacinadas contra a paralisia infantil


Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas vacinação continua para evitar a recirculação do vírus


RS tem 92% das crianças até cinco anos vacinadas contra a paralisia infantil Roberto Scola/Agencia RBS
Em todo o país, 13 milhões de crianças já tomaram as gotinhas Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira. Pais e responsáveis têm até o final da tarde desta sexta-feira para levarem seus filhos menores de cinco anos aos postos de vacinação.

No Rio Grande do Sul, 92% das crianças já foram imunizadas. A meta do Ministério da Saúde é atingir 95% do público-alvo da campanha, índice cumprido por apenas quatro Estados até a quinta-feira: Goiás(96,91%), Paraná (97%), Rio de Janeiro (98%), Santa Catarina (99%). Em todo o país, quase 13 milhões de crianças já foram vacinadas. As regiões que não conseguirem atingir a cobertura ideal, devem avaliar a necessidade de continuar a vacinação até cumprirem a meta.

A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.

O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Embora não haja circulação do vírus no Brasil, neste ano, 16 países registraram casos de paralisia infantil e, em três deles, a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Por isso, para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...