quarta-feira, 4 de julho de 2012

As cinco qualidades dos bons chefes

As cinco qualidades dos bons chefes

O jornalista Jeff Haden, da revista Time, lista cinco qualidades imprescindíveis aos bons líderes

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
Bons chefes não são existem apenas no papel. Grandes líderes se baseiam em ações. É o que diz o jornalista Jeff Haden na revista Time. Em seu artigo, Haden lista cinco qualidades que os chefes precisam possuir para obter resultados melhores na empresa e extrair o melhor de cada funcionário.
Ele diz que o trabalho do líder é oferecer o treinamento e as oportunidades que cada um merece, e completa que a preocupação em atingir metas é desnecessária, o importante é promover as habilidades individuais dos membros da equipe.

Conheça as 5 dicas de Hadden para se tornar um chefe melhor:

1. Desenvolva cada funcionário
Você pode focar em cumprir metas e alcançar resultados, esses são os objetivos concretos. Mas não seja individualista, lembre-se que treinar, orientar e buscar oportunidades para as pessoas também faz parte do seu trabalho. Desenvolva o potencial de cada funcionário, e os lucros virão por conseqüência.

Imagem: Thinkstock

2. Lide com os problemas imediatamente
Nada destrói a moral de uma equipe mais rápido que problemas não-resolvidos. Disputas interpessoais, questões de produtividade, falta de comunicação entre departamentos possuem um impacto negativo na motivação e entusiasmo das pessoas. Elas se distraem por pequenos problemas, e você, como chefe, perde seu respeito por não tomar uma atitude.

3. Resgate seu pior funcionário
Sabe aquele que não acompanha as reuniões, falha nas tarefas ou é até um pouco temperamental? Bem, Hadden aconselha a tratá-lo melhor e ajudá-lo a se recuperar. Expresse confiança e lembre-se que estará sempre disposto a ajudá-lo a reencontrar suas qualidades profissionais. Acredite que o esforço será sempre bem recompensado.

4. Sirva aos outros, não a você mesmo
Nunca faça comentários que excluam a equipe dos holofotes e passem uma imagem egoísta sua. Seja gentil com seus funcionários, reconheça seus feitos e lembre-se que a sua glória devem ser refletidas sempre indiretamente.

5- Lembre-se das suas origens
Quando um funcionário deseja conversar com você, lembre-se que você pode aproveitar esse momento para inspirá-lo e motivá-lo profissionalmente. Aos olhos dos funcionários, um bom chefe é como uma celebridade, então se lembre das suas origens e seja humilde ao falar com eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...