segunda-feira, 2 de julho de 2012

Câmaras terão 5.070 vereadores a mais no ano que vem

Câmaras terão 5.070 vereadores a mais no ano que vem

Com base em Emenda Constitucional, 1.535 municípios aumentaram número de cadeiras nas câmaras, a maioria até o limite máximo permitido por lei

Cida Alves
Urna eletrônica nas eleições brasileiras(Agência Estado)

Nas eleições de outubro, a população vai eleger 5.070 vereadores a mais que no último pleito, segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No total, serão 56.818 parlamentares, contra os 51.748 eleitos em 2008 – um crescimento de 10%.

O aumento no número de cadeiras nas câmaras poderia ser feito até o último dia 30, bastando, para isso, uma alteração nas leis orgânicas municipais – feitas pelos próprios vereadores. A CNM consultou todas as 2.153 cidades que poderiam aumentar o número de cadeiras. Das 2.125 que responderam a pesquisa, 1.535 confirmaram o aumento. “Desse total, 1.291 municípios aumentaram o número de vereadores até o limite máximo permitido”, destacou Paulo Ziulkoski, presidente a CNM.

A mudança foi possível devido à emenda 58, que alterou ao artigo 29 da Constituição, estipulando a quantidade de vereadores de acordo com novos recortes populacionais. Antes, a primeira das três faixas que havia englobava municípios com até 1 milhão de habitantes. Agora, esta primeira faixa (das 24 que passaram a existir) abrange cidades com até 15.000 moradores. Segundo a estimativa populacional do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), poderiam ter sido criadas até 8.036 novas cadeiras, o que elevaria o número final de vereadores para 59.764.

Os municípios teriam a opção de aumentar ou diminuir o número de vereadores. Com o fim do prazo para a alteração da Lei Orgânica, não será mais possível mexer no número de parlamentares. A CNM está preparando um estudo sobre o impacto nos cofres públicos do aumento de cadeiras nas câmaras, porém ainda não há data para divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...