domingo, 1 de julho de 2012

Plano real completa 18 anos

Plano real completa 18 anos hoje com o desafio de ser renovado para manter vigor da economia


Programa econômico que trouxe estabilidade à moeda brasileira enfrenta provações impostas pela crise internacional


Plano real completa 18 anos hoje com o desafio de ser renovado para manter vigor da economia Arivaldo Chaves/Agencia RBS
Um dos formuladores do plano, Gustavo Franco lembra que a inflação acumulada nos 12 meses anteriores ao Real era de 7.500% Foto: Arivaldo Chaves / Agencia RBS


Ele liquidou com o dragão da inflação, que devorava salários antes do final do mês e acionava quase diariamente o gatilho de remarcar preços nos supermercados. Elevou o poder de compra dos brasileiros e permitiu investir a longo prazo. Resistiu a crises internacionais, enquanto outras moedas sucumbiram. Em 1º de julho de 1994, há 18 anos, o Real concretizou aquele que é considerado o mais eficaz plano de estabilização econômica da história recente do país.

Mas como anda a saúde do Real? Como se proteger diante do Produto Interno Bruto (PIB) em desaceleração e do tsunami europeu que pôs de joelhos Grécia e Espanha? Gestado pelo ex-presidente Itamar Franco, tendo por timoneiro o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso em meio a críticas, hoje é quase unanimidade. Afinal, a nova moeda exterminou uma inflação de 1,1 quatrilhão por cento - acumulados entre 1965 e 1994. Foram necessários 16 dígitos para medir a inflação pré-Real em três décadas.

Um dos formuladores do Real - era secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda na época de seu lançamento -, Gustavo Franco diz que a nova moeda encerrou um ciclo de incertezas, no qual o país teve oito padrões monetários em 30 anos. Lembra que, nos 12 meses anteriores ao Real, a inflação alcançou cerca de 7.500%.

- É claro que teve êxito. Em 1998, a inflação foi de 1,7%. Em vez de congelamentos e calotes, tivemos reformas e modernização - destaca Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central no governo FHC.

Franco observa que a agenda de estabilização há muito deu lugar a planos de desenvolvimento. No entanto, não vê progressos na mudança de rota, pois a taxa de crescimento do país se mantém quase inalterada. Para Franco, medidas como aumento dos gastos públicos (como o pacote de quarta-feira passada, que anunciou R$ 8,4 bilhões para a compra de equipamentos pesados) serão de curto alcance.

- Vai nos levar a mais um voo de galinha, como os dos últimos anos - critica Franco.

Ex-ministro da Economia, o diplomata Marcílio Marques Moreira enaltece os "frutos positivos" do Real. Mas, para que a moeda continue forte, pondera que é necessária "uma nova visão de longo prazo", em que seja possível aumentar a poupança e investir na infraestrutura e logística.

- É importante continuar as reformas trabalhista, previdenciária e tributária para melhorar o ambiente de negócios - diz o especialista, sócio-gerente da Consultoria Contexto e Conjuntura, com sede no Rio de Janeiro.

Moreira entende a estratégia de incentivar o consumo com a redução de impostos para acelerar a economia chegou à exaustão. Não por fracasso, mas porque cumpriu sua fase. Diz que o momento é de passar à etapa seguinte, com investimentos em longo prazo.

Consultor econômico e ex-diretor do BC, Carlos Eduardo de Freitas ressalta que o Real instaurou no Brasil o que define como "regime de estabilidade monetária". Elogia a "contribuição colossal", mas acredita que o governo Dilma Rousseff abandonou a meta de preservar a firmeza da moeda. Freitas alerta que a inflação não desapareceu. Diz que a soma acumulada nos últimos três anos - calcula que foram 5,9% em 2010, 6,5% em 2011 e serão algo em torno de 4,6% neste ano - resultará num índice de quase 25%. Ex-diretor do Banco Central, considera que é um patamar preocupante no atual cenário de baixa atividade:

- A inflação está sob controle, é verdade. Mas se mostra renitente, e daí a virar crônica não custa muito. As pessoas já começam a fazer contas, olham para o futuro sem muita confiança em investir o seu dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...