quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pouco frio impulsiona liquidações de inverno


Pouco frio impulsiona liquidações de inverno

Consumidor deve ficar atento para não fazer compras por impulso e evitar endividamento


Pouco frio impulsiona liquidações de inverno Tadeu Vilani/Agencia RBS
Vitrinas com anúncios de descontos tentam atrair clientes Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

A menos de um mês da chegada da coleção primavera-verão, o comércio aposta em promoções com até 70% de desconto para girar os estoques de inverno, represados pelo atraso do frio. Para aproveitar esse período, no entanto, o consumidor deve ficar atento à diferença real de preço e tomar cuidado para não se endividar no impulso.

Embora algumas redes de varejo tenham iniciado as promoções ainda em junho, o ambiente de liquidação tomou conta de shoppings e lojas de Porto Alegre na última semana.

— Estamos em julho e tivemos poucos dias de frio. Com estoques cheios e caixa comprometido, não há outra alternativa a não ser liquidar — explica Alcides Debus, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital.

Com vendas abaixo do esperado, muitos lojistas estão preferindo vender sem lucro do que ficar com a mercadoria encalhada e sem dinheiro para pagar fornecedores.

— Incentivos dados pelo governo a determinados setores, como veículos e habitação, acabam prejudicando outros setores, como vestuário — afirma Daniel Plá, professor de varejo da Fundação Getulio Vargas.

Além do endividamento da população brasileira, que em maio atingiu o maior nível desde novembro de 2009, o especialista cita as compras feitas no Exterior como outro fator negativo para o comércio local.

— Muitas viagens para fora se pagam com o dinheiro economizado em compras de roupas, que custariam mais do dobro aqui — diz Plá.

O excesso de oferta é bom para o consumidor, que encontra lojas com descontos e opções variadas.
— Não queria gastar agora, mas o desconto acima de 50% acaba sendo um incentivo para investir em peças, seja de inverno ou meia estação — conta Laís Longhi, que aproveitou a companhia da amiga Luiza Reis para comprar blusão de lã, vestido e sapatilha em um shopping.

Os descontos podem ficar ainda mais atrativos no decorrer do mês, quando as promoções forem chegando ao fim, diz o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, Vitor Koch.


O BOLSO AGRADECE

Como aproveitar melhor as liquidações:

— Fique atento aos preços reais das mercadorias e não apenas ao desconto concedido

— A técnica de anunciar descontos no valor dos artigos é antiga, mas nem sempre verdadeira

— Às vezes, uma loja que não anuncia desconto tem preço menor do que outras em liquidação

— Mesmo nos produtos em promoção, não deixe de pedir desconto quando o pagamento for à vista

— Pesquise preço e compare a utilidade das peças

— Embora a tendência é de que os preços caiam ainda mais até o final do mês, a espera representa um risco de não encontrar a numeração ou modelo desejado

— Não se endivide para aproveitar liquidações

— Compre o que for necessário ou deseja, mas sem comprometer o orçamento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...