quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exportações gaúchas recuam mais de 10% em abril

Exportações gaúchas recuam mais de 10% em abril


Rio Grande do Sul é o quinto Estado que mais exportou no período


As exportações totais do Rio Grande do Sul somaram US$ 1,3 bilhão em abril, representando uma queda de 10,8% ante o mesmo mês do ano passado,segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Federação das Indústrias do RS (Fiergs).

O resultado é pior quando comparado com o do Brasil, que também teve contração de 3%. Um dos motivos que explica o fraco desempenho gaúcho é a queda de 30,6% nos embarques de commodities agrícolas, principalmente de soja (-36,4%) e trigo (-18,1%).

— A forte estiagem deste ano faz com que as vendas internacionais do Estado fiquem bem abaixo do resto do país. Essa diminuição da receita externa afeta toda a economia, na medida em que diminui renda das famílias, dos produtores e da agroindústria — explicou o presidente da Fiergs, Heitor Müller.

As vendas externas do setor industrial gaúcho responderam por 79,40% de tudo que o Estado embarcou em abril, totalizando US$ 1,03 bilhão, uma retração de 5,1% em relação ao mesmo período de 2011.

Entre os setores com as desacelerações mais expressivas nas exportações destacaram-se Couro e Calçados (-21,1%), Borracha e Plástico (-20,7%), Alimentos (-7,9%) e Tabaco (-5,2%). Já na direção contrária, apresentaram os maiores crescimentos Químicos (14,7%) e Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (7,2%).

No que se refere aos destinos, os dois principais compradores dos produtos gaúchos diminuíram os seus pedidos em abril. A China garantiu o primeiro lugar e a Argentina, o segundo, mas deixaram de comprar 13% e 18% respectivamente. A terceira posição ficou com os Estados Unidos, que aumentaram as importações em 7%.

O Rio Grande do Sul foi o quinto Estado que mais exportou, somando 6,6% da pauta brasileira. A primeira posição ficou com São Paulo (20,7%), Rio de Janeiro (16,1%), Minas Gerais (13,4%), e Paraná (7,4%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...