sábado, 24 de agosto de 2013

Pôquer se torna disciplina em universidades

Antes visto como jogo de azar, pôquer se torna disciplina em universidades

Jogo também é utilizado para desenvolver a liderança em projetos e equipes

 
 
 
Recentemente, a Unicamp adotou o pôquer como uma disciplina optativa da Faculdade de Ciências Aplicadas, seguindo o exemplo das universidades MIT e Harvard. Esse tipo de jogo é utilizado para desenvolver a liderança em projetos e equipes. Carlos Mavca, jogador profissional e autor do livro Poker (Ed. Elsevier), revela alguns dos benefícios do jogo na gestão de negócios.

“O pôquer te ensina a ser paciente, a buscar as melhores oportunidades para ser agressivo e crescer no momento certo. Ensina a calcular riscos e a tomar as melhores decisões. Também te exercita para compreender a área comportamental das pessoas, adaptando as suas decisões nessas informações”, comentou.

O livro Poker, além de ensinar o game, ajuda jogadores, de todos os níveis, a vencerem torneios, em cash e, principalmente, no jogo “Live”. Na obra, Mavca apresenta os conceitos básicos, objetivos, além dos aspectos psicológicos, emocionais e práticos do jogo. Nesta obra, o especialista dá diversas dicas que ajudam a melhorar a performance através da utilização da matemática e da estratégia aplicada.

“O pôquer te faz compreender como funcionam as mentes das pessoas ao seu redor, como pensam seus adversários e te faz agir de acordo com cada pensamento, para que, no final, eles acabem fazendo o que você quer. Assim, pode-se levar isso para a sua vida pessoal e profissional, sabendo como cada colaborador pensa, como cada pessoa ao seu redor é motivado ou o que o deixa frustrado. Entendendo suas vontades, pode-se tomar decisões exatamente de acordo para que cada um faça o que precisa ser feito da melhor forma possível”, explicou.

Há algum tempo, o pôquer era considerado um jogo de azar. Atualmente, muitos consideram o como um game que exercita a inteligência e que pode ser aplicado em diversas áreas, como negócios e a matemática. “Existem fundamentos matemáticos e estratégicos que o jogador levará para tudo o que fizer na vida, como dedicação e foco. Além disso, também será capaz de analisar uma infinidade de informações em pouco tempo antes de pôr em prática as melhores ações. O raciocínio lógico passa a ser um padrão sempre que for tomar alguma decisão no seu cotidiano”, afirmou Mavca.

Segundo ele, o pôquer e as Ciências Aplicadas alinham conhecimentos estratégicos para a tomada de decisões. “O pôquer pode ser utilizado como uma ferramenta para estudos de padronização e otimização das informações incompletas para que o gestor faça a escolha certa. O jogo traz muitos benefícios para a vida dos jogadores, como paciência, controle emocional, agressão seletiva, análise constante de cada situação, adaptação a situações de risco. Com tudo isso, o pôquer te ajuda sempre a tomar as melhores e mais lógicas decisões de acordo com as informações recebidas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...