quarta-feira, 1 de maio de 2013

O que significa ter bons conhecimentos culturais?

Afinal, o que significa ter bons conhecimentos culturais?
   
Esse requisito, exigido em muitos processos seletivos, não se resume em conhecer museus e galerias de arte
 
Afinal, o que significa ter bons conhecimentos culturais?
 
 
 
 
 
 
 
 
A descrição da vaga exige que o candidato tenha bons conhecimentos culturais, fale mais de dois idiomas e tenha disponibilidade para viagens. A pergunta que sempre vem à mente é: o que seria bons conhecimentos culturais para esse recrutador ou empresa? Na minha opinião, esse tipo de exigência sempre foi muito abrangente e não se resume em conhecer museus e galerias de arte. Mas depois do intercâmbio essa questão ficou um pouco mais clara e vou explicar o porquê.
Como intercambista, ganhei a oportunidade de conhecer pessoas das mais diversas culturas. Tenho três amigas alemãs companheiras de viagem, uma colombiana e uma sérvia que são amigas de happy hour. Além disso, tenho como amigo um tailandês, uma chinesa e um cubano com quem eu sempre posso contar pra tomar um café nas horas vagas. Não tenho muitos brasileiros por perto e dou graças, por isso. A troca de conhecimento com um amigo de outra nacionalidade é constante e muitas vezes apenas de observar o comportamento do outro já se torna uma novidade. É uma mistura, como se existisse um imã natural entre os não pertencentes a nação. E o mais interessante é que todos compartilham da mesma opinião de que o mundo parece maior quando você começa a dominar um outro idioma.
Com o domínio do inglês tive a oportunidade de fazer todas essas amizades, conhecer diferentes formas de pensar, começar a ler mais textos no idioma e assistir diversos estilos de programas na TV. A ânsia por conhecimento parece ser mais intensa. Mas tudo ficou mais claro mesmo quando comecei de fato me aprofundar no espanhol e na cultura hispânica. Passei a ler com frequência o portal “El País” e perceber quantas informações interessantes sobre o continente europeu eu poderia ter acesso.
Há pouco tempo atrás fui num festival chamado “La Calle Ocho”, em Miami, que reúne aspectos culturais de vários países latinos. E sai de lá na certeza de que preciso urgente avançar no conhecimento sobre a América Latina. Música, comida, dança, tudo completamente novidade para mim. Fiquei espantada de saber o quanto a cultura latina é rica e como brasileira me senti excluída e alienada. A amiga colombiana que me acompanhava sabia tudo sobre Honduras, Porto Rico, Guatemala, Cuba, Haiti e México. Eu sabia diferenciar poucos aspectos, mas na realidade tudo parecia muito igual para mim. Tudo bem que existe uma dificuldade de integração porque nosso idioma é diferente. Mas quando é que podemos encontrar notícias culturais dos nossos vizinhos em destaque na nossa mídia? E conquistar esse tipo de conhecimento não é tão simples assim. É preciso haver uma imersão.
Senti a necessidade de conhecer. Não apenas pincelar algumas informações, mas de fato reconhecer detalhes. Ideias de novas viagens começaram a piscar na mente. Mas por enquanto me contento com o que tenho ao alcance. Procuro melhorar meus conhecimentos assistindo muito aos canais latinos e lendo revistas em espanhol. Além disso, uma das melhores partes de morar na Flórida é poder participar de eventos latinos.
Acredito que o primeiro passo para alcançar um excelente conhecimento cultural é ter a mente aberta e pelo menos conseguir reconhecer que existe uma diversidade. Não se pode esquecer também de que antes de buscar entendimento de outra cultura é preciso saber suficiente sobre o seu próprio país.
Hoje ter experiência internacional é considerado um diferencial ou mesmo um pré-requisito para se candidatar a uma vaga de emprego. Isso porque, ao meu ver, existe o entendimento de que ter bons conhecimentos culturais vai além de ler muitos livros. Faz diferença ter contato com a cultura, partilhar diferentes formas de pensar. Certamente uma experiência que transforma não somente a vida profissional como a pessoal. E pra você o que é ter bons conhecimentos culturais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...