domingo, 28 de abril de 2013

Cervejas podem ser agrupadas por várias características diferentes


Cervejas podem ser agrupadas por várias características diferentes

Muitos especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação: Ale, Lager e as Lambic


Cervejas podem ser agrupadas por várias características diferentes Anderson Fetter/Agência RBS

Classificar cervejas não é uma tarefa fácil. Elas podem ser agrupadas por cor, ingredientes utilizados, método de produção, origem de estilo ou teor alcoólico. Muitos especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação: Ale (de alta fermentação), Lager (de baixa fermentação) e as Lambic ou Gueuze (de fermentação espontânea).
Existe uma enorme gama de estilos resultantes de combinações de lúpulos, maltes e os demais ingredientes da bebida. Aqui, alguns dos estilos e suas características:

LAGERS
Surgiram no século 16, mas ganharam fama no século 19, com as Pilsen e as técnicas de refrigeração. O estilo foi desenvolvido nas regiões frias e montanhosas da Alemanha. Mas as atuais são produzidas em muitos outros países, respondendo pela grande maioria da produção mundial de cervejas. Exibem aroma e paladar de malte e lúpulo. Têm menor teor alcoólico que as Ales, são mais gasosas e maltadas, utilizam menos lúpulo (por isso são menos amargas), mais refrescantes e pouco frutadas. No processo de fermentação, o levedo se concentra no fundo do tanque e precisa de temperaturas mais baixas para viver, agindo mais lentamente.A denominação de Lager, que significa guardada, armazenada, vem da necessidade de o processo de maturação durar
até oito semanas em temperaturas baixas.
> American Pale Larger: Cerveja muito clara, de cor amarelo-pálido, tem aroma de malte quase imperceptível. Pode ter adição de arroz e milho, para dar cor clara e corpo leve. O lúpulo costuma ser muito leve.
> European Pale Lager: Varia desde o estilo Pilsener, mais lupulado, até os mais malteados, como Hellen e Export.
> America Amber e Red Lager: com coloração que varia de âmbar a levemente
avermelhada. Geralmente, tem aroma com notas de caramelo e paladar leve de lúpulo.
> California Common Bier: Tem coloração de âmbar a cobreada. É fermentada a temperaturas mais altas, como uma Ale.
> Dark Lagers: Com coloração que vai de âmbar escuro até marron. É denominada também de Dunkel, que em alemão significa escuro. Tem aroma e paladar que rementem a chocolate e caramelo. Com lupulagem de baixa à média.
> Bock: Da tradicional família alemã de Largers fortes. Variam na cor, desde as claras, Helles e Maibocks (claras, porém amargas), às mais escuras e fortes, Doppelbocks, muitas vezes com sabor achocolatado ou tostado. São reconhecidas pelo paladar de malte e a suavem lupulagem. Costumam ser mais robustas e alcoólicas.

ALE
A maioria das estilos Ale originam-se da tradição da elaboração da cerveja na
Inglaterra, Irlanda e Escócia. Mas existem alguns estilos da Bélgica e da Alemanha. As cervejas do tipo Ale costumam ser mais densas, mais escuras e de paladar acentuado, além de mais aromáticas e frutadas.
> Pale Ale: Podem variar de cor, de claras com palha até âmbar. A presença do malte pode variar das levemente lupuladas, como a Cream Ales, até as super
lupuladas, India Pale Ale.As American Pale Ale costumam sermais claras e com maior presença do lúpulo que as ass similares inglesas.
> Porter: A cor varia do marron claro ao preto. O paladar remete a um malte
escuro, com um toque de torrado e/ou achocolatado. O amargor varia de médio
a alto. É uma cerveja substanciosa, encorpada e nutritiva.
> Kölsch: É um estilo alemão híbrido de Ale e Larger.Tem uma cor levemente
dourada e amargor médio. De corpo leve, raramente tem características frutadas.
> Weizen ou Weiss: São as cervejas típicas do sul da Alemanha, com notas de trigo, frutadas (de banana) e condimentadas (de cravo), além de uma acidez pronunciada e baixo amargor. Costumam ser leves, refrescantes e fáceis de beber.A espuma é cremosa, densa e branca.
> Stout: Deriva do estilo Porter. São as mais escuras do estilo Ale e podem ir de doces e achocolatadas a secas e torradas. O amargor vem dos maltes tostados, o que resulta em uma coloração preta e opaca.
> Red Ale: Tem cor que varia de cobre a levemente marrom, com delicado toque avermelhado. O malte tem presença de moderada à alta, com notas de caramelo.
O amargor e o aroma de lúpulo são variáveis. Frequentemente, são adocicadas
e com paladar que remete a nozes.

LAMBIC
Em lugar de receber fermento cervejeiro, esse tipo de cerveja é fermentado pela ação de leveduras selvagens ou outros organismos. É a chamada fermentação espontânea. O sabor pode ser cítrico, azedo, salgado, ácido e seco. O aroma passa por notas de uva, maçã, acerola e madeira. Há quem a compare com uma espécie de vinagre. É uma cerveja do tipo ame ou odeie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...