terça-feira, 30 de abril de 2013

Robô feito por estudantes brasileiros é campeão mundial de dança


Robô feito por estudantes brasileiros é campeão mundial de dança

O robô foi aos Estados Unidos representar o Brasil no maior campeonato de robótica do mundo e encheu de medalhas os estudantes da PUC-Rio que o programaram.


Estudantes de engenharia do Rio de Janeiro venceram o maior campeonato de robótica do mundo.
São 35 centímetros de alumínio. E sangue quente. Uma espécie de Anderson Silva eletrônico.
Ele foi aos Estados Unidos representar o Brasil no maior campeonato de robótica do mundo e encheu de medalhas os estudantes da PUC-Rio que o programaram.
Há 10 anos, a equipe compete e ganha títulos internacionais com robôs mal-encarados, valentões. Dessa vez, eles inovaram e o sucesso foi ainda maior. O mundo se encantou com a simpatia do brasileirinho.
Ele acaba de se tornar campeão mundial de dança, derrotando robôs de Japão e Coréia do Sul, países com muito mais tradição nessas maquininhas.
“Ah, eles são bons na técnica, mas na dança é o brasileiro que ganha sempre”, diz uma estudante.
Foram quatro meses programando os computadores.
“Ele tem 16 motores e durante toda a música a gente tem que falar para cada motor onde é que ele tem que estar no tempo certo”, diz João Luiz Souza Ramos, mestre em engenharia.
Mas, justiça seja feita: tudo isso só é possível com uma tremenda dedicação do dançarino. Quando sobe no palco, o robozinho faz o público esquecer os cálculos, a tecnologia. E por alguns instantes, o mundo acredita que até brasileiro de lata já nasce sabendo dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...