quarta-feira, 1 de maio de 2013

José Dirceu recorre ao STF para reduzir pena no processo do Mensalão


José Dirceu recorre ao STF para reduzir pena no processo do Mensalão

Ex-ministro foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão por corrupção e formação de quadrilha


José Dirceu recorre ao STF para reduzir pena no processo do Mensalão Diego Vara/josé dirceu,líder,pt,partido dos trabalhadores,encontro

Condenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha no caso Mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, informou O Globo. Dirceu, apontado como mentor do esquema, pede a redução da pena e a troca de relator para o recurso apresentado. O publicitário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão, também recorreu hoje à Suprema Corte.
De acordo com a defesa do ex-ministro, o STF não deveria ter condenado Dirceu por concurso material de delitos - e, com isso, ter somado as penas impostas pelos dois crimes. De acordo com O Globo, o advogado José Luís de Oliveira Lima defende que houve concurso formal. Com isso, deveria ter sido aplicada apenas a pena mais grave entre os dois crimes. Nas 46 páginas do recurso, o advogado classifica de "omisso" o voto do relator, Joaquim Barbosa, que foi seguido pela maior parte dos ministros.
—O voto foi omisso uma vez que diversas testemunhas na ação penal revelam a existência de dados concretos sobre a personalidade e conduta social do embargante —, alega a defesa, que ainda solicita a publicação de trechos suprimidos do acórdão — documento que registra as decisões tomadas ao longo dos quatro meses e meio de julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...