terça-feira, 30 de abril de 2013

Parlamentares preparam CPIs para investigar fraude ambiental no RS


Parlamentares preparam CPIs para investigar fraude ambiental no RS

Na Câmara de Vereadores da capital, apenas uma assinatura barra a CPI.
Na Assembleia, PSDB já obteve seis das 19 rubricas necessárias.


Motivados pela operação da Polícia Federal (PF) que prendeu 18 pessoas por suspeita de irregularidades na concessão de licenças ambientais envolvendo integrantes do primeiro escalão dos governos do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, deputados estaduais e vereadores da capital se articulam para a criação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que pretendem investigar os supostos crimes.
Entre os presos na segunda-feira (29) estão o secretários do Meio Ambiente do Estado e de Porto Alegre, Carlos Fernando Niedesberg (PCdoB) e Luiz Fernando Záchia (PMDB), respectivamente, além do secretário estadual no governo anterior, Berfran Rosado (PPS). Os dois primeiros foram afastados e exonerados pelo governador Tarso Genro e pelo prefeito José Fortunati na segunda-feira (29). 
Na Câmara de Vereadores da capital, apenas uma rubrica barra a instalação do inquérito parlamentar, proposto pelo vereador Pedro Ruas (PSOL). “Acho inadmissível abrirmos mão disso. Precisamos saber como e quando aconteceram esses crimes tão graves. Como não vamos investigar algo tão danoso?”, questiona o vereador Pedro Ruas, em entrevista ao G1. “Vou continuar tentando assinaturas, mas não quero trabalhar com prazo”, acrescenta ele.
Até o momento, das 11 assinaturas coletadas no Legislativo da capital, cinco são do PT. As outras estão distribuídas entre PSOL, PSD e PCdoB. Segundo Pedro Ruas, nesta terça-feira (30), os vereadores Claudio Janta (PDT) e Séfora Mota (PRB), que integram a base governista, retiraram suas respectivas rubricas, que preencheriam o número necessário para a abertura da CPI.
O presidente da Câmara de Vereadores da capital, Dr. Thiago Duarte (PDT), mantém a cautela para falar em CPI. “Acho que não haverá resistência em instalar a CPI, mas estamos trabalhando em cima de prisões da Polícia Federal. O processo corre em segredo de Justiça. Não se sabe o que consta no inquérito, não há fato concreto”, diz ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...